quarta-feira, 4 de julho de 2012

The Wizard of Oz... asco?

Uma das obras mais aclamadas e referenciadas por artistas (tanto na dramaturgia quanto na música) é de autoria de L. Frank Baum (Wikipédia , por favor.), que referencia as aventuras decorridas numa fantástica terra chamada Oz. Inclusive, inspirou a mim em "Legado dos Dragões", como dito na postagem de 29 de Junho.

Logicamente, a película de 1939 foi a que mais impactou os espectadores. Com ela, a maioria das pessoas descobriu que Dorothy (Judy Garland), após uma visita "indesejável" de um tornado, foi parar na Terra de Oz e ficou sabendo que existia um homem grande e poderoso (Oz, the great, the powerful) que poderia lhe enviar de volta para o Kansas (frase dita por Dorothy ao seu cãozinho Totó: "Não estamos mais no Kansas, Totó", também muito comum em outras obras para referenciar que se está em um local estranho). Durante a sua caminhada, ela encontra 3 indivíduos que também tinham pedidos a fazer ao Mágico de Oz: o Espantalho (que queria um cérebro. performance corporal inigualável de Ray Bolger), o Homem de Lata (interpretado por Jack Haley, aspirante a um coração e que ensinou um passo de dança pro Michael Jackson. Os "Entendedores Entenderão") e o Leão (que de tão covarde chega a ser fresco, interpretado pelo Bert Lahr). E são azucrinados pela Bruxa Má do Oeste, que fica desgraçada da cabeça quando sabe que sua irmã, a Bruxa Má do Leste, deu uma cabeçada de baixo para cima na casa de Dorothy em queda livre (palavras bonitas para "foi esmagada pela casa"). No fim das contas, aprendemos que não há lugar melhor do que o nosso lar e que as coisas que nós buscamos estão dentro de nós mesmos.

Mas, agora, o papo é: o quanto o Mágico de Oz é influente? Não posso falar de todos, pois são muitos e não conheço todos. Mas sei que...

NA MÚSICA: o disco "The Dark Side of The Moon", de 1973, possui uma estranha e íntima relação com o filme de 1939, pois se o disco for posto para tocar após o rugido do Leão da MGM, todas as cenas/músicas possuem total interação e tempo de duração. Por mais que os membros da banda aleguem pura coincidência, muitos entusiastas rebatizaram o disco de "The Dark side of the Rainbow". Eu nunca fiz o teste por puro tédio, mas acredito na maioria das pessoas que me falaram sobre.
"The Dark Side of the Rainbow..." digo, "of the Moon"
NO CINEMA! Não vou citar as menções ao filme, mas sim filmes feitos com a temática d"O Mágico de Oz". Como, por exemplo...
•"THE WIZ!": Filme que se passa no universo de "Um Maluco no Pedaço" e filmes do Spike Lee onde só existem negros no mundo. Nesta película de 1978, Richard Pryor é o Mágico de Oz (único ator de verdade), Diana Ross é a Dorothy do filme e o Michael Jackson é o Espantalho! Não é um filme bom, mas é um musical tão (ou até mais) intenso que o original.
"The Wiz", de 1978. Uma viagem psicodélica desejada por Spike Lee
•"The Muppets' Wizard of Oz": filme direto para a TV de 2005 com Ashanti no papel de Dorothy; Caco, o Sapo, como Espantalho; Miss Piggy como todas as 4 bruxas de Oz; Pepe, o Lagostim, como Toto, o Lagostim (!!!); Fozzie, o Urso, como o Leão Covarde; Gonzo, o Estranho, como o Homem de Lata; Jeffrey Tambor como o Mágico de Oz (finalmente, mais um humano nesse elenco). Nunca curti muito os filmes dos Muppets por serem muito musicais, mas por isto mesmo ele deve combinar com a temática do filme.
"The Muppets: Wizard of Oz", de 2005. Um elenco de Marionetes.
•"TinMan - A Nova Geração de Oz": Minissérie em 3 partes em 2007 e convertida em DVD em março de 2008. Dá uma visão mais sombria e deturpada do que a história é, retratando Dorothy como uma garota marrenta e excluída que só atende pela sigla DG (Dorothy Gale, interpretada por Zooey Deschanel); Glitch, que é um homem cuja parte do cérebro foi removida (o Espantalho, interpretado por Alan Cumming, famoso por ser o Noturno, no segundo filme dos X-Men); Cain, um ex-policial que busca vingança pela morte da família e que nada mais esquenta seu coração (o Homem de Lata, interpretado por Neal McDonough); e Raw, o leão bestial covarde que possui fator de cura e capacidade de ler o sentimento das pessoas (interpretado por Raoul Trujillo); e, para completar o excelente elenco, o Mágico de Oz/Mystic Man é interpretado pelo volátil, porém excelente, Richard Dreyfuss. Uma visão muito boa e diferente de se abordar o tema.
"TinMan", de 2007. Porque as histórias não precisam ser bonitinhas para serem boas.
•"Os Trapalhões e o Mágico de Oróz": claro que não poderia faltar esta pérola do Quarteto Fantástico brasileiro. Na década de 80, os filmes dos Trapalhões arrecadavam enorme bilheteria pelo Brasil, mais até que filmes estrangeiros (sim crianças, acreditem. Aquele velhinho que faz "piada" com peidos e extintores de incêndio todos os domingos era engraçado 30 anos atrás) e em 1984 eles fizeram bonito de novo com sua adaptação de "O Mágico de Oz". Nele, somos apresentados à dura realidade do sertão, com Didi sendo a "Dorothy" da história e fazendo amizade com o Espantalho (Zacarias, genial) que o salvou de um bando de carcarás sanguinolentos (rs) e que só queria um cérebro pra ser uma pessoa normal (provavelmente uma alusão ao cabelo que ele não tinha); o Homem de Lata (Mussum, espetacular), que só queria um coração para completar sua felicidade (o que não me tira da cabeça a pergunta: será que não era um fígado?); e o Leão Covarde (Dedé Santana, muito bem escalado), que também queria deixar sua covardia de lado (ou a zoeira de chamarem ele de "fresco"). A mensagem do filme não só tem muito a ver com a do original, como também é um tapa na cara das autoridades políticas brasileiras.
"Os Trapalhões e o Mágico de Oróz", de 1984. É isso aí, ô da poltrona!
NOS DESENHOS! Olha, pesquisei muitas imagens para relacionar neste post, mas seria injusto postar uma por uma ou ter de excluir outra. Então, ao invés de postá-las, deixo um link com 25 imagens da arte de vários ilustradores (todos creditados). Confiram. Vale a pena.
Para ver imagens autorais, clique AQUI!
Agora, a minha brincadeira! Como seria o MEU "Mágico de Oz"? Primeira coisa: tem que ser no Brasil. Então, deixa eu pensar num nome aqui com "Oz"... Já sei:
Quem sabe, não ganho um patrocínio?
Eu sei que Osasco é com "S", mas entra no espírito da brincadeira, ok? Enfim. Comecei, então, a escalar uns atores para alguns papéis, mas nem todos vieram de prima na minha cabeça, então, vou postar os que vieram fácil na minha cabeça e os outros vocês podem opinar.
Dorothy Gale:
No original, interpretada por Judy Garland. Ela já tinha 16 anos e "trufinhas" embaixo da blusinha, então, para interpretar uma menina de 12 anos (que na época não tinha peitos), deram um jeito de diminuir o volume.
E no Brasil?
Não vejo alguém tão delicada (e que também deveria sofrer um pouco como a Judy pra diminuir os seios) quanto Cecília Dassi. Confira.
Judy Garland x Cecília Dassi
A Bruxa Má do Oeste:
Em 1939, interpretada por Margaret Hamilton, ela tocava o zaralho na vida de Dorothy enquanto estava em Oz. Mas a mulher também era o demônio fisicamente. Feia que só o catiço, Margareth foi pros confins avisar sua irmã que seus sapatos foram roubados.
E no Brasil?
Separadas apenas por um canal de cor verde, a Bruxa Má do Oeste só pode ser interpretada pela distinta Srª Regina Casé. Meu amigo Cosme Chiniara, contemple!
Bruxa Má do Oeste x Regina Casé
Bruxa Má do Leste:
Eu sei que a Margareth Hamilton interpretou também a Bruxa Má do Leste, mas o que aparece da coitada o filme todo são só os pés. E malandro, você já viu os pés da Regina Casé? Eu já. Eu assisti "Os Sete Gatinhos".
No Brasil?
Como dessa personagem só aparecem os pés, por que não escalar aquela que foi eleita os pés mais bonitos do país? Como sou benevolente, ela não vai precisar se sacrificar na interpretação, nem vai ter que dançar (a não ser quando a casa cai em cima dela, aí ela dança mesmo). Só mostrando os pezinhos já tá ótimo. a Srª Suzana "Zepelin-da-Goodyear-Não-É-Disco-Voador" Alves, a Tiazinha!
É Oscar! Pés de Margareth Hamilton x Pés da Tiazinha
Leão Covarde:
Interpretado pelo careteiro Bert Lahr, o Leão é um personagem muito bem concebido, porém não achei bem executado, pois o seu medo é muito afrescalhado. Mas, ainda assim, é um ícone e os efeitos especiais de seu leão em movimento são excelentes pra época.
No Brasil?
Olha a fuça dele. Não tem cara de perdido? A mesma cara que o Stenio Garcia tem mostrado. Não me leve a mal. Me amarro no Stenio Garcia. O cara tá com 80 anos, interaço, são, uns dentes que são dele (sério, ele tem nota fiscal. São dele mesmo), mas ele parece perdido de vez em quando (Stenio, "S2", amigão).
Leão Covarde (Hmmmm) x Stenio Garcia (Hein?)
E pra quem acha que o Stenio não é chegado em maquiagem, se liga só no Corcoran, o bobo da corte que ele fez em "Que Rei Sou Eu?", em 1989:
Corcoran, de Stenio Garcia, em "Que Rei Sou Eu?", de 1989.

Tem idéia de quem poderia fazer o Homem de Lata? O Espantalho? O Mágico de Oz? Glinda? Deixe suas opiniões nos comentários!

Gostou? Divulgue. Comente. Obrigado pela visita e volte sempre!

3 comentários:

  1. Na verdade eu tenho indicações para todos os principais: homem de lata, leão, espantalho e claro Avadoroty(ou Avatoroty)... kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Homem de lata para mim, sempre será o Mussum!!!

    ResponderExcluir