segunda-feira, 16 de julho de 2012

Dossiê DUST: Tem Que Ter Cabeça...

Um "papo-cabeça" sobre o Trajeto do Líder Soturno: Dr. Kranio
Toda equipe deve ter um líder forte, firme e de postura imbatível. E era claro que quem tinha esta função em "Smallville Brasil" era o camarada que inspirou este personagem do qual vamos falar. Ele atendia pela alcunha de "Kickbutts" (com direito a um brasão bastante estilizado, que lhe rendeu o título de "Doutor"), por que - verdade seja dita - ele era bem ríspido na tratativa daqueles que montavam tópicos repetidos e/ou não pesquisavam antes nos tópicos existentes, repetindo as perguntas. Vendo-o como um "Batman" da equipe, saiu a concepção do "parrudo" líder em maio de 2005.
Dr. Kickbutts "sério", de maio de 2005.
O grande problema é que o nome "Kickbutts" não só soa muito agressivo e prepotente, como também não tem um bom apelo para um líder. Parece nome de um Leão-de-Chácara, batedor da máfia ou coisa assim. Então, para não perder a pegada do brasão, decidi por rebatizá-lo como "Dr. Kranio". Assim como os outros personagens, "Dr. K" (como ficou conhecido e que faz alusão tanto a ele ser "K"abeçudo como também "K"areca) teve uma vida mais "ativa" na versão "Super-Deformed". Seu primeiro estudo de rotação parcial foram feitos em maio de 2005 e serviu de base para o pôster do dia 18 de Junho.
 
Dr. Kranio em rotação , posição do 1º pôster e acompanhado de Poison Lan, em maio de 2005.
Dr. Kranio não tem poderes. Se garante apenas na sua astúcia, conhecimento e físico (sendo mais forte do que ágil, haja visto sua carcaça rotunda. Assim como o Batman, Dr. Kranio não usa armas de fogo. Mas não por elas inferirem um bloqueio psicológico no Cavaleiro das Trevas, mas pelo fato do Justiceiro de Curitiba já ter se machucado com uma arma usada por ele próprio no passado. Utiliza, então, uma pistola de pressão com cabo de aço para se deslocar pela cidade. Cidade esta assolada por alguns vilões (notoriamente arremedos de ameaça), conforme ilustrados em maio de 2005.

Dr. Kranio, em maio de 2005, enfrentava as ameaças do Pícaro e do Troglodita.
Mas como deu para perceber na postagem do dia 09 de Julho, sobre o herói Scan, eu tenho uma autocrítica violenta em relação à concepção dos meus personagens. E o fato do Dr. Kranio ser um Batman essencialmente no visual, decidi dar uma nova cara para ele. Fica a capa e o brasão. Sai a pistola, o cinto com cartucheiras, o collant cinza, as botas e luvas negras. Entra mochila de utilidades sob capa, boleadeiras de propulsão sobre o antebraço esquerdo, luvas e botas brancas, faixas brancas pelo collant azul para simular um esqueleto e, por fim, um capacete feito com tecnologia similar ao visor do Arqueiro (postagem do dia 11 de Julho). Então, em março de 2006, um novo estudo de Dr. Kranio foi feito, revelando até seu alter ego: Fernando Reis.
Dr. Kranio, em março de 2006: por que o capuz? O capacete deve sambar na careca!
E foi com este estudo que o líder da equipe teve base para participar do pôster do dia 16 de Junho, mais uma vez encabeçando a ilustração do grupo. Em dezembro do mesmo ano, ainda foi realizada uma nova rotação do personagem, um pouco mais em forma do que "cheinho".
Dr. Kranio, em dezembro de 2006. Uma tentativa de mobilidade mais simples.
Mas não durou muito esta reformulação, pois ela foi tomada de assalto pela releitura de janeiro de 2007. Com isto, um novo estudo rotoscópico foi feito, tanto em uniforme quanto civil do personagem. E com uma grande mudança na versão civil do herói: agora, ele é mulato. Não se trata só dele ser o representante da raça negra no grupo, mas também engrandeceu muito seu background. O Brasil é isso: miscigenação, um caldeirão de etnias. Você dizer que é 100% negro, totalmente branco, legitimamente pardo, é não só um racismo violento como também uma mentira. Você, ORGULHOSO, tem que se orgulhar sim de ter toda esta variedade de sangue correndo dentro de ti. Assim como tenho orgulho em dizer que o líder da minha equipe é mulato e ganhou este estudo em março de 2007.
Fernando Reis (cima) & Dr. Kranio (baixo), em março de 2007. "E diga 'yes', diga 'yes': Sou negão!"
Com esta base, Dr. Kranio pôde figurar mais uma vez ao centro de um pôster da equipe, conforme postado no dia 20 de Julho. Houve muito mais dinamismo e fluidez em seus movimentos, porém ele acabou perdendo algo que também o definia como personagem: o corpo mais parrudo, quase que gordo. Então, em abril de 2008, fiz um comparativo de mudança.
Dr. Kranio antes (com capa) e depois (de jaquetão), o primeiro de março de 2007 e o segundo de abril de 2008.
Gostei muito do visual repaginado por vários motivos: 1) uma capa não é muito tática; 2) as peças de roupas que integram o uniforme são facilmente disfarçadas (não é que as botas e luvas pretas voltaram?); 3) o brasão virou fivela do cinto; e 4) o capacete ficou mais leve. Pena que não sei onde está a imagem onde ele está a paisana, pois ficou bem apessoado. Mas é vida que segue e, em março de 2009 - em virtude do pôster pronto vindouro - o novo estudo dele foi elaborado.
Fernando Reis/Dr. Kranio, em março de 2009. Liderança menos carnavalesca.
Com esta imagem sendo a base daqui para adiante do herói paranaense, comecei, em abril de 2009, a ilustrar um novo embate entre Dr. Kranio e Pícaro (ainda numa versão que me incomoda, mas que já tenho uma idéia de como repaginar).
Batalhas de nêmesis: Dr. Kranio vs. Pícaro. Nunca dê as costas para a bengala!
Em julho de 2010, novo estudo bilateral foi feito, mas acredite: muita coisa não mudou. Só enxertei um pouco mais de carne (barriga), deixei o tom de pele mais café-com-leite e dei um traço mais agressivo no capacete (afinal, é muito hardware dentro daquela moringa).
Dr. Kranio, em julho de 2010: depois de uma certa idade, só a astúcia conta.

Procura-se: ator de referência brasileiro que aparente 30-35 anos, mulato, porte físico robusto e que esteja afastado do cenário artístico/pouca projeção na mídia/em ascenção na carreira para representar Fernando Reis/Dr. Kranio. Na falta de algo bom na nova geração, acho que um modelo de ator a ser seguido é o de Aílton Graça. Pena que ele está um pouco avançado para o papel.
Aílton Graça: se fosse 15 anos mais novo, estava escalado.
Sugestões? Comentários a disposição.

Gostou? Divulgue. Comente. Obrigado pela visita e volte sempre!

Imagem:
1) por Vitor Hugo Mota, em 10/07/2012;
2) por Vitor Hugo Mota, em 20/05/2005;
3) por Vitor Hugo Mota, em 16/08/2005;
4) por Vitor Hugo Mota, em 28/05/2005;
5) por Vitor Hugo Mota, em 04/03/2006;
6) por Vitor Hugo Mota, em 10/12/2006;
7) por Vitor Hugo Mota, em 27/03/2007;
8) por Vitor Hugo Mota, em 01/04/2008;
9) por Vitor Hugo Mota, em 12/03/2009;
10) por Vitor Hugo Mota, em 24/04/2009;
11) por Vitor Hugo Mota, em 21/07/2010;
12) fonte: http://www.jornaldopovo.com.br/site/colunas_interna.php?idColuna=167136.

Ilustração Bônus
Rotoscopia de Lebre Rubra, de 11/12/2006
Rotoscopia de Manopla, de 12/12/2006

3 comentários:

  1. Pq meus coments nao aparecem aqui?? So queria dizer q adoro seus trabalhos... eu simplesmente adorei.... bjos

    ResponderExcluir
  2. Olha, seu último comentário a aparecer foi o do post do Arqueiro. Não sei o que pode estar acontecendo! Mas não desista de comentar! Continue me alimentando e ao blog também!
    Obrigado por apreciar meus trabalhos!

    ResponderExcluir
  3. vc acredita q eu vi esse ator hj? Fui almoçar no restaurante dele... Se eu nao estivesse com ciientes e parceiros eu ia falar com ele... Rs... O cara é muito simpático e atencioso...

    ResponderExcluir