segunda-feira, 9 de julho de 2012

Dossiê DUST: Quando você olha, já passou!

Uma "espiada" no Trajeto do Observador Tático: Scan

A gênese de Scan foi tão curiosa quanto a de todos os outros, pois se concentra em características que a pessoa em quem foi inspirado apresentava na comunidade Smallville Brasil. Neste caso, Scan era o alter-ego de um mineiro que tinha uma excelente capacidade em fazer observações muito perspicazes sobre os episódios comentados e de resgatar informações até então esquecidas, o que linkava muita coisa que parecia estar solta na ação do seriado. Logo, se tornou um membro muito importante da equipe, por mais discreto que ele fosse. Na verdade, bem natural da pessoa observadora.

O engraçado é que, pra compôr este post, corri atrás de muito material até então perdido. E muita coisa importante, como, por exemplo, as primeiras concepções de todos os personagens fundadores do DUST. A partir desta postagem tentarei mostrar alguns destes materiais dos personagens já postados (Manopla e Lebre Escarlate). Mas por que citei esse resgate de "tesouros"? Por que tem uma história rapidinha para contar: não sei se perceberam, mas o DUST ilustrado sempre manteve um padrão cartunesco, mas o início não era para ser assim. Tinha que ser algo mais "sério" para contar as histórias sérias e alguns pequenos spin-offs deles com uma versão muito cartunesca, bem "SD" (Super-Deformed, para os que acompanham quandrinhos japoneses). Veja, por exemplo, a versão primária de Scan "sério", de junho de 2005:
Scan "Sério", de junho de 2005.
Para quem acompanha HQs, é possível notar a clara inspiração do Guardião/Vindicator, líder da Tropa Alfa, da Marvel Comics, conforme a figura abaixo.
 James McDonald Hudson, o Guardião, por Jim Lee.
Só retirei mesmo foi a metade da bandeira do Canadá, enfiei metade de um escudo pentagonal do Superman (já que a série tratava do Homem de Aço) e troquei o vermelho e branco do uniforme do Sr. James McDonald Hudson por um Carmim & Vermelho, que pode ser muito bem visto na versão "SD" que se firmou bem mais que a versão "séria", de agosto de 2005.
Rotoscopia simplificada de Scan e imagem do 1º Pôster, de agosto de 2005.
Os poderes de Scan - João Pedro Santos, seu nome civil - têm a ver com observação, visão e cálculos. Difícil ser objetivo com isso, mas é o que torna a gama de possibilidades de suas aplicações tão extensas. Scan pode enxergar no escuro denso e na claridade intensa, enxergar em infravermelho, fazer algumas varreduras em raio-x, macro e microvisão, realizar cálculos cognitivos com extrema rapidez usando pura observação de ambiente, etc. Mas a sua composição física é como a de qualquer pessoa normal, como é possível analisar, sem muito esforço, nesta imagem de maio de 2005.
Uma pessoa normal, sob o collant rubro, de maio de 2005.
O personagem, com sua simplicidade, foi ganhando o respeito natural de seus colegas e, por ser um excelente estrategista, foi "nomeado" co-líder do grupo, por mais relutante a esta responsabilidade que ele seja. Para compôr o pôster da postagem de 16 de Junho, ilustrei um estudo do personagem mais uma vez, com três pequenas alterações: no uniforme, inversão das cores e mudança no escudo no peito e na cabeça, adotando o triângulo que é presente em muitos pontos da história; no civil, cabelos mais claros. Isto pode ser visto na ilustração de março de 2006.
Scan/João Pedro Santos - março de 2006
Em janeiro de 2007, veio a mudança de estilo para algo mais fluído e dinâmico, que me forçou a dar uma nova revisitada ao visual do Scan e, mais uma vez, inverti os tons de vermelho de suas roupas. O motivo é simples: as partes mais claras sujam com mais facilidade. Então, é interessante que as botas e pelo menos uma luva sejam escuras. Como não realizei um estudo mais minucioso, fica a imagem usada no pôster de 20 de Junho.
Scan e uma caixa muito famosa, em janeiro de 2007.
Uma coisa que muito me incomodou - e acredito que alguns tão caxias quanto eu em relação há criação de personagem - é que Scan mantém um visual muito parecido com o do Guardião. As mudanças sutis não foram suficientes para desvincular a figura do herói mineiro ao agente canadense. Na primeira aparição de Scan nas histórias, ficou bem claro que a inspiração do herói não foi o Vindicator, mas, sim, o Demolidor, já que ele é o inverso. Enquanto Matt Murddock é um cego super-humano, Scan é um humano ordinário com super-visão. Com isso em mente e me baseando no bom figurino no filme, elaborei outro uniforme pro Scan em setembro de 2008.
João Pedro Santos e seu alter-ego Scan, em setembro de 2008: uma busca de originalidade.
Foi legal? Foi, me deu uma injeção de ânimo para trabalhar bem este personagem justo e querido. Mas ainda tem traços muito firmes de heróis que o inspiraram em suas roupas. Numa linguagem bem direta, era uma "cópia" do Demolidor + Vindicator. Montando o passado do herói, inseri um avô cuja vida pregressa era um mistério a todos e que, ao fuçar o fundo do baú do velho, João Pedro descobre coisas muito empolgantes. E como o Scan é um herói nos moldes clássicos, decidi dar uma roupagem clássica a ele em abril de 2009.
João Pedro Santos/Scan, em abril de 2009.
Fiquei feliz com este visual. A mensagem de todos os uniformes está ali, de forma sutil e não é tão ridículo quanto um collant. Esta imagem serviu de base para o pôster vindouro já pronto da equipe, e com uma surpresa em relação ao símbolo do herói, agora nas costas. Não houve muito retrabalho, apenas algo mais estiloso ainda em abril de 2010.
Scan/João Pedro Santos, em abril de 2010.
Uma coisa que também deve ser lembrada: Scan ficou RUIVO com a passagem do tempo. Acho que ele ser magro com cabelos de fogo não só passam uma fragilidade ao seu corpo humano normal, como também faz menção à retirada significativa da paleta vermelha do uniforme. Em agosto de 2011, uma nova imagem foi preparada, mas note que não há muita mudança.
Scan/João Pedro de olho no futuro.
Quando você pára, pensa, observa e age com calma, a execução será a mais perfeita possível. Aprenda a usar sua emoção num momento de crise para que ela não te use e te gere uma crise.

Eu não consegui pensar num ator da nova geração e que seja bom no que faz (ou tenha futuro) para interpretar o nosso herói, mas tendo alguma sugestão, os comentários estão aí para isso. Faça uso.

Gostou? Divulgue. Comente. Obrigado pela visita e volte sempre!

Imagem:
1) por Vitor Hugo Mota, em 10/06/2005;
2) por Jim Lee;
3) por Vitor Hugo Mota, em 16/08/2005;
4) por Vitor Hugo Mota, em 28/05/2005;
5) por Vitor Hugo Mota, em 07/03/2006;
6) por Vitor Hugo Mota, em 14/01/2007;
7) por Vitor Hugo Mota, em 09/09/2008;
8) por Vitor Hugo Mota, em 23/04/2009;
9) por Vitor Hugo Mota, em 03/04/2010;
10) por Vitor Hugo Mota, em 13/08/2011.

Ilustração Bônus
Manopla descansando em uma mão de energia, em 24/05/2005

2 comentários:

  1. A versão "Demolidor" dele ficou a mais "Badass" de todas, mas gostei da iniciativa de fazê-lo em um estilo clássico. Só faltou ressaltar as outras habilidades dele, mas acredito que isso, com o tempo irá fluir.

    De ator para o Scan, pensando que ele poderia pintar o cabelo, por assim dizer, só consigo pensar nesse cara que nem sei o nome:
    http://www.stylofm.com.br/f/mais-quentes/74193787-40719-G.jpg

    Vlw.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Diego.

    Realmente, a versão "badass" dele é bem legal, mas ficaria estranho prum cara pacífico como o Scan o é. Sendo um herói clássico, um visual que condiga com este estilo é mais legal. Teve um bom caimento.

    Quanto à dica de ator: na boa, tu manda bem à beça nas sugestões, mas Ricardo Tozzi? Tem uma parte ali na solicitação de ajuda na escalação que é bem clara: "...ator (...) que seja bom no que faz (ou tenha futuro)...". Ricardo Tozzi é um ator que eu diria que não se encaixa em nenhuma destas categorias. Mas fica o desafio.

    Abraço e continue visitando.

    ResponderExcluir