terça-feira, 10 de julho de 2012

Todos ligados em Lan!

Uma massa com toque carioca!

Para quem é entusiasta da arte da ilustração, com certeza já ouviu falar de Lan. É o nome artístico de Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cortellini Rossi Rossini (me dá um sobrenome desses aí!), italiano de nascença (nascido sob o o sol da Toscana), mas carioca por amor.
Flamengo Mio!
Por conta do pai ser um instrumentista requisitado, Lan, sua mãe e seu irmão viajavam muito, estavam sempre de mudança. E quando tinha 4 anos, Lan acompanhou a família até São Paulo, onde seu pai foi chamado para compôr a Orquestra Sinfônica. Com 7 anos, mais uma vez se muda, desta vez para Montevidéu - Uruguai. Na Argentina, Buenos Aires foi um outro local onde morou após isso, mas, menos de um ano depois, ele saiu daquela terra de volta a Montevidéu, onde permaneceu. 
Um tango azul ao som do hit do "Ostra Azul"?
Como caricaturista (não suporta o termo cartunista por julgar desnecessariamente anglo-saxão), consagrou-se nas mídias impressas uruguaias e manteve contrato com várias revistas e periódicos, até que a sua terra que viria a ser do seu coração o chamou: Rio e Janeiro.
A primeira "Mulher-Fruta" do Brasil. Carmem Miranda era portuguesa!
Casou-se com a ex-passista da Portela Olívia Marinho, com quem mora há 35 anos num sítio em Pedro do Rio, no belo município de Petrópolis.
"Eu começo a te beijar daqui e vou até aí em cima, hein?"
Uma coisa presente em todas as obras de Lan é sua íntima relação com as curvas. Tudo no traço deste ítalo-carioca é sinuoso, principalmente as mulheres. A geografia brasileira ajudou muito a confirmar não só o seu coração tupiniquim, como também seu fascínio pelas curvilíneas mulatas.
"Que maldade que você faz nesse canudo..."

E, influenciados ou não, existem obras de peças famosas muito parecidas com o que Lan usa nos seus trabalhos.
Ariel, "A Pequena Sereia"
Bela, de "A Bela e a Fera"
Aurora, a "Bela Adormecida"
A "Branca de Neve", sem os Sete Anões (poderiam ser sete versões do Lan)
A "Cinderella", em estilo Flashdance
 Jasmine, a beldade de "Aladdin"

E não é só na Disney que vemos esta vertente de ilustração. Embora não idênticos ao que Lan faz, temos também boas representaões das mulheres curvilíneas simpáticas do caricaturista.
Zatanna
Mulher-Maravilha
Viúva Negra (inspirada em Scarllet Johansson)
Mulher-Hulk
Gostou? Divulgue. Comente. Obrigado pela visita e volte sempre!


PS: nenhuma das imagens acima são de minha autoria.

Um comentário:

  1. Eu ia te perguntar sobre a Viuva Negra. Achei que você havia desenhado essa!!!

    ResponderExcluir