sexta-feira, 27 de julho de 2012

Cast-O-Risco: O Cavaleiro das Trevas!

Em 1986, Frank Miller revolucionou a visão das pessoas sobre o Batman, apresentando a sua obra sobre o Morcego de Gotham City. O que aconteceria se o Batman se ausentasse da cidade por 10 anos? Lá, vemos uma Gotham corrompida (mais do que já era), um Bruce Wayne incompleto, frustrado, e uma bandidagem numa escalada crescente. Mas, um dia, Bruce Wayne tem um "surto psicótico" e retorna à ativa, mesmo velho. Mas lembrando que ele é um velho que já foi o auge da capacidade humana. O corpo vai se acostumando e os métodos são mais agressivos, pois não há mais tempo para ser piedoso. O tempo é implacável e Batman também deve ser.
Com isto em mente, pensei em como seriam boas opções para viver o Cavaleiro das Trevas nos cinemas, sucedendo os "Batmen" em suas versões live action oficiais.

Batman do anos 60 - Adam West

Não preciso dizer que este Batman de Adam West não só galhofou o personagem, como também deu descarga de balde na moral que o Homem-Morcego tinha. Esse camarada era mais Bruce Wayne que Batman - mesmo por que, como Batman ele era uma comédia - no melhor estilo Hugh Hefner. O problema é que, ao invés de Coelhinhas na Mansão da Playboy, Bruce Wayne tinha Burt Ward como seu Playmate Bauhaus! Mas isso já é outra história, que não é o foco desta discussão.
Adam West era Batman: "Coringa, fique longe da minha tia!"
Quem poderia ser o Cavaleiro das Trevas de uma produção tão ridícula quanto esta? Somente um cara que fazia filmes ridículos por que sabia rir de si próprio: Leslie Nielsen!
 Leslie Nielsen: 1926-2010
Eu imagino a figuraça que seria o Batman intepretado por este excelente ator de comédia. "Ei, seu marginal! Aqui é o Batman! Largue este travesseiro!", tudo isto casando também muito bem com a voz do Márcio Seixas (que é dublador do Batman e foi dublador do Nielsen no Brasil).

Batman de Tim Burton

Então, a Warner Bros. incumbiu Tim Burton - um diretor iniciante, mas com uma visão de cenário e background bastante particulares - para ressuscitar o Batman. O que poucos sabem é que Tim Burton nunca tinha lido uma história em quadrinhos (não do Batman, mas NENHUMA) e tinha a missão de não só dar um ar sombrio ao Cavaleiro de Gotham, como também tirar o espectro lisérgico aplicado nos anos 60. A Gotham ficou impecável, mas o Batman/Bruce Wayne ficou no mínimo estranho. Assim como um elenco de teatro, Tim Burton também tem seus fiéis da balança. O que me assusta é que Alec Baldwin foi cogitado para ser Bruce Wayne (e era da patota do Burton) e não entrou no cast...
Alec Baldwin, no auge de seu charme e beleza, poderia ser Bruce Wayne/Batman
... mas o Tim Burton insistiu em colocar Michael Keaton como o Homem-Morcego. E por conta deste senhor, o conceito Armadura do Batman foi criado. Afinal, Michael Keaton é muito baixo para ser o Batman. Então, como meter medo tendo um metro e meio, sem ser o Al Pacino? Coloca ele dentro de uma armadura!
Michael Keaton era Batman: "Você já dançou com o Demônio sob a luz do luar?"
Tim Burton iniciou uma franquia rentável e dirigiu dois filmes do Batman com Michael Keaton como protagonista. Tendo em vista que este diretor trabalha sempre com o mesmo elenco, quem poderia ser o Cavaleiro das Trevas deste universo? Eu acredito que Christopher Walken seria a escolha natural: grande, forte, com uma cara tão estranha quanto a de Keaton... Mas o Burton queimou a participação dele colocando-o como o vilão Max Shreck no segundo filme. Maldito seja, Tim! Então, quem eu posso chamar? Só me sobrou um excelente ator numa idade que ainda dá pra extrair um bom resultado: Alan Rickman!
Alan Rickman: é fácil ser um herói marginalizado quando se faz vilões estilosos
E como ele tem experiência de cair de prédios em fins de filme, finalmente ele vai poder sobreviver planando com sua capa ou com o arpéu pressurizado! E adivinha quem é dublador do Alan Rickman no Brasil? Sr. Márcio Seixas, chega mais!

Batman de Joel Schummacher

Com a saída de Tim Burton da cadeira de diretor de "Batman", Joel Schummacher foi a escolha dos estúdios para dar continuidade à franquia. O problema é que Joel soltou o Joãosinho (ou seria Joelzinho?) Trinta que tinha dentro dele e transformou "Batman" num Carnaval. O 3º filme ("Batman Eternamente") foi o carro Abre-Alas, preparando o público pro que viria: Val Kilmer tornou-se Bruce Wayne/Batman e ganhou o seu companheirinho da década de 60 de brinde, o Robin de 30 anos que não sabe se cuidar sozinho (Chris O'Donnell). Variedade de uniformes - alguns com mamilos, outros com fio dental - e alusões homoeróticas transbordavam nessa película. Uma pena, pois Val Kilmer é um ator excelente e de total imersão nos seus papéis (o "I'm Batman!" nunca foi tão verdadeiro pra alguém quanto foi pra ele) e não merecia uma mancha desta na carreira.
Val Kilmer era Batman: "Você é meu parceiro!"
Mas o Sr. Kilmer se retirou do projeto (não sei se por vergonha - que foi tão grande a ponto dele se deprimir e ganhar 30 quilos e nunca mais perdê-los - ou por solicitação do estúdio) e foi substituído por George Clooney. Nunca uma escolha de Bruce Wayne foi tão perfeita pra mim. Clooney tem um rosto clássico, másculo e é um milionário bon vivant da vida real! Mas lembram-se que eu disse que "Batman Eternamente" foi o Abre-Alas? "Batman & Robin" foi o Samba-Enredo todo do Joel Schummacher. Não vou me prestar a comentar esta vergonha cinematográfica.
George Clooney era Batman: "BatCard: nunca saio da Caverna sem ele!"
Para você ter idéia de como George Clooney poderia ter sido o melhor Batman daquela proposta do Burton (fisicamente pelo menos), vejam só como a fuça do ator influenciou obras aclamadas do herói:
Alguma dúvida de que era pra ser o Batman perfeito?
Dentro desta proposta Glam de Joel Schummacher, quem seria um coroa respeitável, talentoso e... partidário do diretor para ser o seu Cavaleiro das Trevas? Nada mais, nada menos que nosso clássico Alan Quatermain: Richard Chamberlain!
Richard Chamberlain: ator talentoso, ativista gay e um legítimo "CavaLHeiro das Trevas"
Quem assistiu "Pássaros Feridos" sabe que a capa preta não incomoda Chamberlain e que em "Alain Quatermain" a ação corria em suas veias. A escolha é lógica e justa com esse grande ator dramático.

Batman de Christopher Nolan

A Warner Bros mais uma vez queria tentar com o Batman. E conseguiram um excelente diretor em ascensão para dar uma visão mais realista do Homem-Morcego. Para Bruce Wayne, Christopher Nolan selecionou o ator inglês Christian Bale. O interessante é que Bale interpretou uma criança pega na violência da Guerra e que foi separada de seus pais em "Império do Sol", do Steven Spielberg - excelente trabalho ao lado do John Malkovich e que me fez ver uma batata de forma tão sofrida -, dando um laboratório de como Bruce lidou com a perda dos pais. Outros trabalhos que acho que ajudaram em sua seleção foi "Equilibrium" de 2002 - mostrando sua habilidade em filmes de ação - e "Psicopata Americano" de 2000, onde foi um personagem insano, milionário e intensamente dramático.
Christian Bale É Batman: "Por que caímos?"
Infelizmente, Christopher Nolan queimou o nome do filme na sequência da obra, quando deveria se chamar "A Piada Mortal". Mas o que importa não é o nome, mas a mensagem, tanto que o título só aparece no final e a abordagem do motivo do batismo da película ser este é explicado no exato momento em que a obra termina: "O Cavaleiro Branco & O Cavaleiro das Trevas". Mas quem seria um ator velho, consagrado, forte, bruto e que é o Cavaleiro das Trevas do Nolan? Quem aí não pensou em ver Clint Eastwood envergando o manto do Homem-Morcego? Pois ele é minha escolha, e a escolha de muitos!
Clint Eastwood: "Saia do meu BatGramado, seu animal imundo!"
Lembrando que Clint Eastwood é também um talentosíssimo diretor. Poderia, inclusive, se dirigir no papel principal. O problema seria arrumar um Alfred mais velho que ele! Ah, e quem dubla o Clint aqui? É da casa: vem, Sr. Márcio Seixas!

MINHA OPINIÃO? Batman sempre foi o herói mais canastrão que existiu. Blaset ao extremo, sempre durão, impassível e violento. Quem poderia ter sido um Bruce Wayne/Batman pra mim? Não precisa ser bom ator. Tem que ser porradeiro. Tem que ter cara de mal e semblante frio. É ele: Steven Seagal!
Steven Seagal como Bruce Wayne antes...
... e também como Bruce Wayne depois!
Para quem vai assistir "The Dark Knight Rises" na estréia, boa sorte! Vai estar cheio pra cacete e algum maluco tentando replicar o evento de Aurora, nos EUA. Vou esperar mais um pouquinho. Bom filme pra vocês e nada de spoilers, hein?

Gostou? Divulgue. Comente. Obrigado pela visita e volte sempre!

4 comentários:

  1. Ri alto com a menção do Alan Rickman em "Duro de Matar 01"... experiência em cair de prédios em fins de filmes foi foda... kkkk

    Agora, já tínhamos conversado antes que pra interpretar super-heróis sem poderes, o interessante seria pegar atores de ação ou lutadores mesmo. Inclusive, conversamos sobre como seria perfeito o francês Cyril Raffaelli como Capitão América pelo Parkour e habilidade de luta. Mas enfim, é apenas sonho.

    Eu também concordo que o Clooney era fisicamente o melhor candidato para Batman, mas para mim, Christian Bale está realmente Batman no filme "Equilibrium". Se tivessem aproveitado toda aquela qualidade de artes marciais no filme do Batman, uma vez que Bruce é um estudante incansável de artes marciais, teria sido perfeito... mas maldita armadura né... :-/

    Um ufa por não ser spoiler do filme... hehehe

    ResponderExcluir
  2. hahaha, sensacional o artigo, com umas sacadas em texto excelentes!
    Agora...queria muito entender o q explica o cabelo atual grotesco de Steven Seagal...

    ResponderExcluir
  3. Existe uma vertente que explica o cabelo no mínimo peculiar de Steven Seagal: ele tem a vontade de ser um Drácula Porradeiro; ou ser o Vegeta do Dragon Ball velho.

    Isso é feito graças ao advento de uma caneta pilot preta e um par de esquadros de acrílico.

    ResponderExcluir
  4. O elenco dos sonhos para um filme do Batman dos anos 80 seria Alec Baldwin como Batman (Outra escolha seria Pierce Brosnan ou Timothy Dalton) e Willem Dafoe de Coringa. Alec Baldwin. Sua persona, tom e aparência eram ideais para o Batman. Tim Burton deveria ter escalado Willem Dafoe como Coringa, que tinha a idade certa, o tipo físico ideal, o ar psicótico perfeito.

    Não gosto da esolha do Batman e Coringa do Tim Burton. Coringa de Jack Nicholson é apenas o bom e velho Jack pintado de branco, repetindo sua atuação de “The Shining ” e “One Flew Over the Cuckoo's Nest". Impressiona os mais ingênuos porque Jack é sempre Jack. Atuou no piloto-automático, deixando tudo para a maquiagem, confessou Jack.

    O Bruce Wayne de Michael Keaton não convence em momento algum. Não convence fisicamente: é baixo, é ligeiramente calvo, parece um cara de meia idade fazendo cosplay. Não convence na essência. Têm uma ou duas cenas razoáveis saindo das sombras, e só. Bruce Wayne finge ser um playboy irresponsável. O Bruce Wayne de Michael Keaton é um idiota mesmo quando está sozinho. Ao mesmo tempo, seu Batman é um robô que mal consegue se mexer, mas isso é menos culpa dele do que da opção de figurino. Apesar de mal escalado, ao longo das décadas, Michael Keaton provou ser um bom ator. Talvez por isso tem-se a tendência a minimizar essa performance ruim. Dizer que não foi tão mal assim, que era condizente com o período e coisas do tipo. Pura vista grossa. Sua escalação foi criticada na época e nunca se justificou.

    Tim Burton afirmou que escolheu Michael Keaton justamente por ele parecer uma pessoa comum, não um super-herói. Sua ambição egocêntrica de ser “artístico” e “autoral”, de não fazer o óbvio, de quebrar as expectativas dos fãs. Na primeira superprodução focada em um personagem não é hora de inventar, de ser vanguarda ou de desconstruir. É o momento de fazer escolhas seguras. O equivocado Michael Keaton ainda interpretou o herói na continuação, “Batman Returns” (1992). Novamente, foi o ponto fraco do elenco, dominado por Michelle Pfeiffer, Danny DeVito e Christopher Walken.

    ResponderExcluir