quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dossiê DUST: Salto do Sapo

Dando um pulo no Trajeto do Girino Cabeçudo: Amphiboy
Amphiboy é um dos membros mais jovens da equipe, e também o mais atrapalhado entre os heróis. Inspirado no membro de "Smallville Brasil" Guilherme Aleixo, Amphiboy tem poderes bastante ligados ao seu nome: possui brânquias camufladas no pescoço, que lhe permitem respirar debaixo d'água, capacidade de nadar em alta velocidade, saltar grandes distâncias como um anuro, projetar uma língua pegajosa, grudar-se em algumas superfícies e elo telepático com criaturas aquáticas, além de agilidade e flexibilidade das juntas notáveis. Adotado pelo surfista carioca aposentado Teco Marinho, Amphiboy recebeu o nome de Leonardo e cresceu tendo grande intimidade com o mar. Ajudou o pai na montagem de um estúdio de conserto e confecção de pranchas de surf e foi na tentativa de pegar uma onda que seu velho sempre disse não ter conseguido dominar que Leo sofreu um grave acidente: uma tempestade o arrastou além da quebração e o afogou. Lá, ele teve um vislumbre dos seus poderes e percebeu que nasceu para a água e deveria zelar por ela. Sem que seu pai soubesse de sua atividade vigilante ambientalista, Leonardo pegou um collant descartado e o costurou para ser seu uniforme. Em maio de 2005, o ensaio do personagem foi elaborado:
Amphiboy, em sua primeira concepção
E, como já dito antes, as versões "Super Deformed" lograram mais êxito que as versões "sérias" dos personagens. Assim, Amphiboy mostrou como lida com seus adversários na imagem a seguir, de junho de 2005:
Amphiboy encara ameaças tanto no mar quanto na terra
Nas aventuras, é comum ver Amphiboy tentando levar seu oponente na conversa, mas o seu papo mais irrita do que convence seus adversários. Com uma cabeça bastante grande, é nela que o herói carioca recebe boa parte da pancadas, mas depois de tantas "experiências", ele já aprendeu a usar seu crânio avantajado a seu favor, até mesmo nas manobras, servindo de contrapeso nos malabarismos. Mas não demorou para que eu fizesse algumas pequenas revisões no visual do personagem, criando, inclusive, a base que figurou na postagem do dia 18 de Junho.
Amphiboy nada, salta, espreita, ataca com alíngua e ainda faz batata-frita!Um Produto Polishop?
Amphiboy foi um dos personagens que menos recebeu alterações em sua estrutura, tanto de background quanto de visual. Mas as reformulações gerais aparecem e o Girino Cabeçudo não escapa. Em março de 2006, foi feito um estudo de Amphiboy que serviu de ponto de partida para a reunião postada no dia 16 de Junho:
Amphiboy/Leonardo Marinho: Cabelo para trás ou com boné = à paisana; escorrido = em ação
Conforme legenda acima, é possível entender que os artifícios de manter sua identidade secreta realmente "secreta" são escassos e não é preciso ter olhos bastante observadores para perceber que a cara de um é o c* do outro! Pensando nisso, tomei uma atitude drástica, cruel e ousada: coloquei um par de óculos de mergulho na cara do garoto. Eu sei. Não precisava este drma todo, mas é que eu tenho de polemizar de alguma forma pra prender a sua atenção (rs). Então, em dezembro de 2006, desenhei uma rotoscopia incompleta do personagem para ilustrar esta idéia:
Amphiboy reformulado: mais segurança na sua identidade
Aí, em janeiro de 2007, veio a reformulação para algo mais dinâmico e fluído, conforme postado no dia 20 de Junho. E isto é essencial para Amphiboy, que é um personagem ágil e escorregadio. Aproveitando muito do ensaio acima, uma rotoscopia completa, com a nova proposta, foi ilustrada e colorida em março de 2007:
Leonardo Marinho/Amphiboy: dando um giro nos detalhes. "Bela camisa, Fernandinho"
Sabe uma coisa que muito me deixava confuso na concepção de personagens que grudam em paredes (sim, Homem-Aranha. Estou falando de você e seus milhões de clones e derivados.)? O fato de que seus poderes de aderência extrapolam os tecidos de seus uniformes. Então, associando isto ao fato de que collants de surf não possuem luvas ou sapatilhas embutidas, eliminei as mesmas na revisão feita em abril de 2009:
Leonardo Marinho/Amphiboy: um pouco mais de pele na ação.
Esta ilustração é a base do pôster vindouro da equipe que já está pronto. Mas Amphiboy é muito além de um adolescente surfista engajado ambientalmente e muito trapalhão. Suas origens derivam de uma raça ancestral, anterior até mesmo à humanidade como a conhecemos. Os motivos que o levaram à adoção por Teco também são misteriosos e não são mera coincidência.

Em julho de 2010, mais uma vez o personagem foi revisitado, com um traço mais solto. Mas garanto que as mudanças, se não são mínimas - focando-se nas mãos e pés - nesta ilustração bilateral de Amphiboy:
"Tá estressado? Relaxa e vai pescar. Mas devolve o peixe!"
E quem seria um bom ator jovem para interpretar Leonardo Marinho/Amphiboy, um herói de 16-18 anos, magro - porém saudável - e com uma cara simpática de garotão de praia? Eu sempre pensei no Hélder Agostini. Para os que não se lembram dele, é o Fernandinho "FM", que se sagrou como irmão do Sérgio "Cabeção" Hondjakoff e filho de Giuseppe "Afonso" Oristanio em "Malhação". Apesar de ter 22 anos atualmente, não é difícil emular alguns anos a menos. E convenhamos que o comportamento de um rapaz de 22 anos para um de 16 é só uma questão de estímulo certo. Caso você tenha uma sugestão melhor, por favor, deixe nos comentários. Até lá, Hélder Agostini é Leonardo Marinho/Amphiboy.
Hélder Agostini. 22 anos. Amazonense. Ator.
Gostou? Divulgue. Comente. Obrigado pela visita e volte sempre!

Imagem:
1) por Vitor Hugo Mota, em 15/03/2010;
2) por Vitor Hugo Mota, em 27/05/2005;
3) por Vitor Hugo Mota, em 10/06/2005;
4) por Vitor Hugo Mota, em 16 e 30/08/2005;
5) por Vitor Hugo Mota, em 02/03/2006;
6) por Vitor Hugo Mota, em 06/12/2006;
7) por Vitor Hugo Mota, em 30/03/2007;
8) por Vitor Hugo Mota, em 22/04/2009;
9) por Vitor Hugo Mota, em 16/07/2010;
10) por AgNews, em 08/10/2009. Fonte: TV Fama - Galeria da Fama.

3 comentários:

  1. Atrapalhado e cabeçudo? Que discriminação é essa contra a minha pessoa? Hahahahah.. Adorei rever isso VH. Nostalgia total. Muito bom mesmo!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Guilherme. Mas não fique "chateado" com o Atrapalhado e Cabeçudo! É só personagem. Ele é um baita alívio cômico juvenil.

    ResponderExcluir
  3. Hahahahahah, sem problemas. Adorei a evolução de Amphiboy, ficou show. Parabéns pelo trabalho, VH.

    ResponderExcluir