segunda-feira, 23 de julho de 2012

Dossiê DUST: Nervoso, Eu?!?

Uma visão "irada" no Trajeto da Fúria Carioca: Nervoso
Abrindo o jogo rapidamente: este sou eu. Quando eu compus a equipe do DUST no "Smallville Brasil", eu era um moderador bastante... duro! Eu criticava e "punia" de maneira rígida todos os que insistiam em ter uma participação fora dos eixos determinados pela equipe. Sempre zelei pela organização e orientação correta das informações, não importa o quanto eu tivesse de pegar pesado. Devido ao meu arsenal vasto e refinado de palavras para reduzir um participante desatento ou preguiçoso da comunidade a pó de cocô de cavalo, eu assumi o codinome "Lorde Fúria". Assumi a minha cor favorita na minha fonte de postagem - o verde - e pensei nas inúmeras formas de apresentar meu personagem. Muitos me chamaram de Ditador (e, realmente, eu fui). Com isto em mente, assumi a carapuça e adotei um uniforme militar (no estilo do M. Bison, do videogame "Street Fighter", só que em tom verde) para ir combater meus ideais. Como poderes, eu assumi outro traço da minha personalidade que me aflige até hoje: meus surtos de raiva. Lorde Fúria consegue extrair o que há de benéfico de um surto de raiva, administrando os níveis de adrenalina em seu corpo, principalmente em explosão muscular (força, corrida, saltos, resistência a pancadas, firmeza de postura,...). Mas, assim como num ataque de ira, ele tem que se controlar para não ser dominado por este sentimento tão forte. Infelizmente, não tenho a primeira imagem de Lorde Fúria digitalizada, mas é fácil explicar por que fiz a segunda versão: aquele quepe estava deixando o personagem muito Village People. Daí, em maio de 2005, surgiu a versão 2.0 do personagem:
Lorde Fúria, em maio de 2005: sai o quepe, entra o Ray Ban
E, assim como nas outras postagens, a versão "Super Deformed" foi a que mais influenciou o desenvolvimento do trabalho. Nesta, também de maio de 2005, podemos ver o personagem num início de crise de fúria, diante de dois adversários corriqueiros de suas ações:
Lorde Fúria, em "SD": inimigos caricatos, mas com simbologia psicológica
Notem que o personagem possui cabelos compridos e uma barbicha (ou vandyke). Pois é, eu usava isto na época e acabei assumindo este traço físico no personagem também. Mas também percebi que um óculos escuro não iria preservar a identidade do herói carioca. Assim, realizei a terceira revisão no modelo e, inspirado numa saga do Capitão América despatriado, saiu esta imagem em agosto de 2005, que originou a imagem que figurou no pôster publicado em 18 de Junho:
Lorde Fúria, em "SD": já era o quepe; sai o óculos escuro, entra a bandana-máscara amarela
Na mesma época, comecei a fazer imagens que integravam os personagens da equipe. Para desafiar o Lorde Fúria numa explosão muscular estafante, me inspirei na competição final entre Bart Allen e Clark Kent no 5º episódio da 4ª temporada de "Smallville" ("Run"), e coloquei Lebre Rubra para dar uma canseira no enfurecido justiceiro:
Lorde Fúria vs Lebre Rubra: tem que correr atrás do objetivo (agosto de 2005)
No último trimestre de 2005, tentei uma onda de pôsteres solitários dos personagens, retratando cenas que, de certa forma, exporia as características de vigilante de cada um. No início desta postagem, você viu a versão "legendada" de "Fúria nos Prédios". Agora, você verá a imagem que deu origem à primeira imagem desta postagem, datada de novembro de 2005:
Do Centro ao Subúrbio, da Nobreza à Miséria: Fúria explode para todos os lados!
Então, veio a grande reformulação de 2006, onde os personagens foram revisitados para compôr um pôster mais limpo - postado aqui em 16 de Junho. Nesta época, eu percebi que, por mais que eu tivesse cabelos compridos, o disfarce continuaria sendo uma dificuldade para Alexandre Martins (nome civil de Lorde Fúria) se mantivesse suas longas madeixas. Cabelos cortados, em junho de 2006 o personagem se apresentou desta forma:
Lorde Fúria: de máscara, é o catiço; sem ela, apenas um professor.
Em dezembro de 2006, iniciou-se uma nova pesquisa de imagem para os personagens, procurando otimizar a anatomia e uniformes deles. Lorde Fúria não só foi um deles como teve o estudo rotoscópico mais completo de todos, como pode ser visto na figura abaixo, em Preto e Branco.
Estudo de dinamismo rotoscópico do personagem
E, assim como dito em outros posts, em janeiro de 2007 surgiu o estudo para personagens mais dinâmico e fluído. Para compôr o pôster divulgado na postagem de 20 de Junho, muito da imagem anterior foi aproveitado e foi base para o estudo rotoscópico completo de Alexandre Martins/Lorde Fúria, em setembro de 2007.
Alexandre Martins, a.k.a. Lorde Fúria: tom mais pardo e brasileiro ao herói carioca
Assim como no Manopla e na Lebre Rubra, é possível notar que, pela primeira vez sob a máscara, as sombras auxiliam no disfarce dos olhos do professor carioca. Várias imagens puderam ser concebidas com esta base que, na minha opinião, ficou bastante dinâmica e fácil de se movimentar. Outra coisa legal é o conceito de briga que Lorde Fúria leva quando está em ação. Eu estava vendo alguns filmes do Indiana Jones (já deu pra perceber a recorrência do Sr. Jones nas minhas postagens, né? Eu curto muito) e vi que nosso arqueólogo preferido bate com o corpo todo, ele não tem técnica, mas é efetivo. Um murro dele é dado com tanta força e tanta vontade que o adversário se sente na obrigação de se submeter a ele e tombar diante do ataque. E, convenhamos: na hora da pancadaria, você lembra de usar o Golpe da Águia do Daniel LaRusso? Ou do Round House Kick do único Deus (de repente você ainda não percebeu que ele é), Chuck Norris? Particularmente, quando a porrada canta, o lance é derrubar logo, o mais rápido e efetivamente possível. No dia seguinte à rotoscopia acima, fiz este desenho, que foi meu Gravatar durante muito tempo (e, se não me engano, até a presente data o é). 
Lorde Fúria posto de joelhos? Espere um soco no estômago!
Algo interessante sobre a vida do personagem: ele é filho adotivo de Marilda, uma doméstica de um morro do subúrbio carioca. Tem como irmã a filha legítima de Marilda, Elisabete, da mesma idade que ele. Marilda batizou seus filhos com nomes de rei e rainha por que eles deveriam ser vencedores naquele cenário de pobreza onde cresceram. Os dois se tornaram professores e são o orgulho da doméstica, que nunca revelou a Alexandre que ele é adotado. O detalhe: Marilda e Elisabete são negras, enquanto Alexandre é pardo. O rapaz nunca se contestou disso, pois acredita que o pai fugiu, deixando sua mãe grávida, e que ele era branco.

Mas a sua origem é bem mais estranha e fascinante do que possa imaginar: seus genes carregam particularidades únicas e poderosas, ainda que adormecidas. O fato de ter sido usado como cobaia num experimento do exército quando servia numa missão de paz em Israel - que lhe conferiu os poderes já citados - inibiu o afloramento desta habilidade nata dele: a corrosão táctil. Este poder aparecerá no futuro, quando perder os poderes de explosão de adrenalina. Uma prévia pode ser vista nesta imagem, de julho de 2007.
"Ok, Moises. Hora do acerto de contas!" - Início da Batalha por um Coração
Mais ou menos um ano depois, decidi dar uma mudada radical no uniforme do Lorde Fúria, dar um pouco mais de praticidade no visual. Como ele veste um uniforme militar mais próximo aos modelos europeus, decidi novamente puxá-lo para a realidade do país. Sempre o visualizei como o "Capitão América Extremo" do Brasil: um cara que luta pelo brasileiro como o brasileiro gostaria de reagir. Então, coloquei a beca operacional militar que ele usava quando atuava no exército, em campo. Tirei também as luvas de cano médio e coloquei luvas curtas, além de dobrar as mangas para aturar o calor que faz neste país. Outra coisa muito importante: foi neste momento de mudanças que troquei o "Lorde Fúria" (nome muito pomposo e longo para alguém que não se preocupa muito em bater papo antes de partir pra ação) por "Nervoso". Afinal, ele sempre diz "Nervoso?!? Eu? Eu não estou nervoso! Eu Sou Nervoso!".Eis que, em agosto de 2008, saiu a nova concepção do personagem:
Agora, muito mais Nervoso!
Por mais que ele tenha ficado com cara de poucos amigos, eu achei que ele deveria ficar um pouco mais amistoso, e revisitei o personagem, com este novo vestuário, no mesmo mês.
Assim como eu, Alexandre/Nervoso não é bom em sorrir para fotos!
Uma coisa que sempre fiz questão foi a de que o meu personagem não fosse o líder da equipe. É muito importante o autor, quando faz um personagem inspirado em si mesmo, não o colocar num pedestal de adoração, como figura de referência. Eu fui ainda além: tornei o Nervoso rude, agressivo, bronco, detestável muitas vezes, de intenções dúbias, de uma franqueza dolorida, comentários ácidos e muito egoísta. Ele é tão fora do padrão do herói a ser seguido que, quando salva um cidadão de ser atropelado, ele dá esporro no pobre civil, e não no motorista. Estas coisas vão sendo trabalhadas aos poucos, mas, na essência, isso não muda, pois é traço fundamental dele. Assim, quem gostar dele já sabe o que está levando pro seu convívio. Para o pôster que ainda vai aparecer no blog, desenvolvi um estudo bilateral do personagem para conceber a nova forma com a qual ele figuraria nesta reunião do grupo. Uma mudança que fiz foi a retirada da bandeira do Brasil da manga do uniforme e usar uma bandeira do nosso país como máscara, em julho de 2009.
"Sou Nervoso mesmo! Algum problema com isso?"
Lembram que na postagem do Manopla e da Lebre Rubra eu disse que havia um triângulo amoroso que estes dois mais um mebro da equipe de temperamento bem diferente compunham e que tomaria proporções fatais. Pois bem, este terceiro elemento é o Nervoso. A luta pelo coração de Eduarda vai da Terra ao Inferno (Irkalla) depois que um dos dois heróis se corrompe. A imagem abaixo passa o momento da despedida entre marido, esposa e filha (a pequena Mariana). A imagem data de fevereiro de 2009.
Alguém deve manter o mau guardado no Inferno. É hora de dizer "Adeus"
De volta à concepção visual do personagem, por mais que eu tenha achado legal a bandeira do Brasil como a máscara do herói, percebi que diminui a inteligência do leitor para perceber que as cores da bandeira estão nele o tempo todo. Além do que a máscara ser amarela é muito importante para uma aventura do Nervoso. Então, retornei a bandana ao amarelo. Abaixo, ensaios de como seria a representação de Alexandre/Nervoso para o pôster mais recente a ser montado, sendo o maior o definitivo e os outros experimentações, todos de 2010.
Melhor de três para o novo visual. A do meio venceu.
E aí? Falta o quê? Isso aí, quem poderia interpretar o Live Action do Alexandre/Nervoso? Eu sempre ouvi que o André Gonçalves tinha traços que se assemelhavam aos meus. Por ser parecido, porte físico muito similar (se bem que ele consegue ficar mais forte que eu numa facilidade enorme), ser excelente ator e conseguir interpretar personagens de idades variadas (o Nervoso tem cerca de 25-30 anos), acredito que ele faria um bom papel. Mas se fosse 10 anos mais novo, eu não reclamaria! Enfim: André Gonçalves é Alexandre Martins/Nervoso!
André Gonçalves. Carioca. 36 anos.
Gostou? Divulgue. Comente. Obrigado pela visita e volte sempre!

Imagem:
1) por Vitor Hugo Mota, em 28/11/2005;
2) por Vitor Hugo Mota, em 27/05/2005;
3) por Vitor Hugo Mota, em 28/05/2005;
4) por Vitor Hugo Mota, em 16/08/2005 e 30/08/2005;
5) por Vitor Hugo Mota, em 18/08/2005;
6) por Vitor Hugo Mota, em 26/11/2005;
7) por Vitor Hugo Mota, em 08/06/2006;
8) por Vitor Hugo Mota, em 13/12/2006 e 23/12/2006;
9) por Vitor Hugo Mota, em 13/09/2007;
10) por Vitor Hugo Mota, em 14/09/2007;
11) por Vitor Hugo Mota, em 13/07/2007;
12) por Vitor Hugo Mota, em 15/08/2008 e 18/08/2008;
13) por Vitor Hugo Mota, em 26/08/2008;
14) por Vitor Hugo Mota, em 17/07/2009 e 19/01/2010;
15) por Vitor Hugo Mota, em 26/02/2009;
16) por Vitor Hugo Mota, em 01/04/2010, 22/07/2010 e 12/08/2010;
17) Foto de Renato Rocha Miranda, de 05/05/2009. Fonte: site Divirta-se.

Live Actions Bônus
Nuno Leal Maia interpretando General Rossi
Moises Mayer, interpretado por Fernando Alves Pinto

2 comentários:

  1. Muito bom filhote... mas vc não vai revelar quem são os pais verdadeiros do Nervoso????

    ResponderExcluir
  2. Vou, sim, Lan. Mas não aqui. Se for revelar todo tesouro, qual o valor da peça? rs

    Obrigado pela visita e pelo comentário.

    ResponderExcluir