quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dossiê DUST: Bem no Alvo!

Na mira do Trajeto da Flecha Púrpura: Arqueiro

Aproveitando a deixa de Scan, no último post do "Trajeto", vamos visitar a gênese de um dos heróis cuja visão também não costuma lhe falhar, o Arqueiro. O cearense sãopaulino (fazer o que, né? rs) no qual o herói se inspirou para ser concebido tinha o hábito de não errar nas suas apostas de eventos futuros em Smallville Brasil. Ele falava, acontecia um ou dois episódios depois. Não foi difícil escolher a temática do herói: arqueirismo. E nele temos bons personagens base, como o Arqueiro Verde e o Gavião Arqueiro.

Originalmente chamado Arqueiro Púrpuro (por conta da cor da fonte que usava para postar na comunidade), o herói tinha como alter ego o nome José Roberto Pinto, atuava em Fortaleza e não só era um exímio arqueiro, como também um excelente engenheiro eletrônico. Tanto que projetou, com o auxílio de um antigo professor na faculdade, um capacete que otimiza a precisão nanométrica de observação. A idéia era que fosse usada em cirurgias médicas, mas com o afastamento do professor, o protótipo foi embargado e, sem uso comercial, José Roberto o otimizou para que fosse usado em atividades anti-criminosas. Usando um arco articulado, cartucheiras com setas especiais e uma aljava completa, sua carreira heróica teve início, em maio de 2005.
Arqueiro Púrpuro, em maio de 2005. Robin Hood high-tech.
Mas, como dito na publicação de Scan, as ilustrações "Super-Deformed" foram as que mais vingaram, tanto que possuem o primeiro pôster da equipe. Em agosto de 2005, um rápido estudo rotoscópico foi feito, assim como outros ensaios e a imagem que figurou no referido pôster.
Arqueiro Púrpuro em várias posições, e até "desmascarado", em agosto de 2005.
Arqueiro Púrpuro sempre foi um personagem bastante enfezado, não levava desaforo para casa e era o representante nordestino na equipe. Talvez, por isso, ele sentisse uma carga de responsabilidade muito forte em seus ombros, já que representa um povo sofrido com um herói comum, humano. Diferente de Scan - que por mais que tenha um corpo normal para um humano, tinha um baita poder nos olhos - o Arqueiro Púrpuro é totalmente humano, que conta com suas habilidades natas e, sem um visor especial, é apenas uma pessoa qualquer que atira muito bem com arco e flecha. Mas a sua determinação e engajamento o diferencia de pessoas ordinárias. Em março de 2006, Arqueiro Púrpuro recebeu novo tratamento para o pôster de 16 de Junho.
Estudo de Arqueiro Púrpuro, em março de 2006. Menos cartucheiras, mais capacete.
Note as pequenas mudanças no figurino do herói: de um "simples" visor (que, convenhamos, não tinha sustentação nenhuma a não ser a pressão daquele lado do crânio) passou a ter um capacete; as cartucheiras sumiram (mas isso, mais pra frente, seria mudado) e a camisa sobre o collant mudou de cor, adotando um cinza-chumbo. Até que ficou legal. Eu curti, mas aí eu revisitei boa parte dos heróis (num daqueles materiais "perdidos" que falei na postagem anterior do "Trajeto") em dezembro de 2006, e o Arqueiro Púrpuro não foi diferente.
Rotoscopia de Arqueiro Púrpuro, em dezembro de 2006. Procurando mais dinamismo.
Veja que as cartucheiras apareceram de novo nas alças da aljava do herói. Mas esta rotoscopia - feita na maioria dos personagens - não vingou muito, pois logo veio a  rotoscopia minuciosa para o pôster de 20 de Junho. Mesmo o pôster tendo sido concebido por volta de janeiro de 2007, o estudo de Arqueiro Púrpuro só saiu lá para março de 2007. Veja que muito do estudo anterior se manteve nesta rotação do personagem.
Estudo de rotação de José Roberto Pinto/ Arqueiro Púrpuro, em março de 2007.
O interessante é que a cabeça fica fervilhando, pensando em várias possibilidades de uniforme para o herói. E uma coisa que sempre me deixou meio cabreiro foi o transporte daquele arco gigantesco. Aí eu elaborei um coldre de coxa e um arco não só articulado como, também, dobrável que, ao ter sua corda puxada, não se desarmaria. Aí, em abril de 2007, fiz este estudo comparativo de transição.
Um estudo de antes, mais heróico; e depois, mais "a passeio", em abril de 2007.
Mas não vingou. Realmente, não ficou legal, não me agradou. Porém, a busca por um uniforme menos "espalhafatoso" continuou. Até que comecei a pensar que o visor deveria, realmente, ser só um protótipo, devido há complexidade do projeto de engenharia. Então, era preciso um hardware maior, com alguma ventilação e tudo mais. Peguei um modelo de capacete de motoqueiro e instalei ali o aparato todo. Peraí! Se o capacete é o novo foco do uniforme, por que não combinar o uniforme todo com isso? Se o capacete é de motociclista, então ponha um conjunto completo e substituir o gueri-gueri de aerodinâmica das costas por uma aljava. Mas vai ser roxo? Não dá pra não rir de um cara vestido de "Barney e Seus Amigos" com arco e flecha. Então, mude pro padrão: preto com detalhes. Mas se os detalhes fossem roxos, não apareceriam. Então mantive a outra cor que se destacava: o amarelo. Fiz um "negativo" da Noiva do Kill Bill e saiu este novo estudo, de abril de 2009.
Mais articulado (tanto na ação quanto nos aparatos), José Roberto Pinto/Arqueiro volta em abril de 2009.
Este estudo bilateral figura como a base do pôster já pronto vindouro da equipe. Como não tem mais a cor púrpura no vestuário (a não ser a discreta menção nas roupas civis de José Roberto), o nome "Púrpuro" teve de sair, ficando apenas o "Arqueiro". E como o único "Arqueiro" que conheço é aquele michê da She-Ra - que nem ela leva a sério com um coração num colete ridículo e um bigode de Humphrey Bogart - não vi problemas de manter este alter ego heróico. Em agosto de 2010, revisitei o personagem para um pôster futuro e talvez, mais adiante, eu deva mudar, colocando-o não só representante da população nordestina, como também da etnia indígena, os primeiros arqueiros do Brasil (mesmo sabendo que as flechas daqui não matam nem macaco direito, mas vale a idéia).
Arqueiro/José Roberto: na mira da mudança, em agosto de 2010.
Também não tenho idéia de que ator da nova geração e que seja bom no que faz (ou tenha futuro) possa interpretar o nosso herói. Havendo sugestão, os comentários à disposição.

Gostou? Divulgue. Comente. Obrigado pela visita e volte sempre!

Imagem:
1) por Vitor Hugo Mota, em 20/05/2005;
2) por Vitor Hugo Mota, em 16/08/2005
3) por Vitor Hugo Mota, em 17/03/2006;
4) por Vitor Hugo Mota, em 08/12/2006;
5) por Vitor Hugo Mota, em 27/03/2007;
6) por Vitor Hugo Mota, em 07/04/2008;
7) por Vitor Hugo Mota, em 26/04/2009;
8) por Vitor Hugo Mota, em 03/08/2010.


Ilustração Bônus
Estudo "sério" de Lebre Rubra, em 20/05/2005
 Estudo "sério" de Manopla, em 27/05/2005

6 comentários:

  1. Cara.. eu gostei muito do visual de maio de 2005 e de abril de 2007. Poderia sim ser aproveitado algo desses dois visuais com o atual. Mas como esse foi o segundo que deu mais trabalho pra conceituar, vamos manter o padrão motociclista por enquanto. O arco da imagem de abril de 2009 foi o melhor até agora também.

    De atores pra ele, tb não consigo pensar em nenhum no momento...

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Diego. Obrigado pela visita.

    Acho que a pegada estilo motociclista está mais consolidada. Não tenho vontade de mudar nada deste conceito. Acredito que as outras versões podem ser inspirações para vilões futuros.

    Quanto a quem indicar para interpretá-lo, sei que é difícil. Tanto é que também não consigo escalar. Vamos ver se aparece mais alguém nos comentários e dá uma luz.

    ResponderExcluir
  3. VH, você poderia tirar essas letrinhas de confirmação do comentário.
    Nunca enxergo, hahahaha!

    ResponderExcluir
  4. Thiago. Não recordo o sobrenome dele. Um cearense torcedor do São Paulo.

    Obrigado pela visita, Mariana.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom.... Adorei...

    ResponderExcluir