quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Dossiê DUST: O Que Os Olhos Não Vêem...

Atenção ao Trajeto da Ladra de Luxo: Mimética
A personagem teve como inspiração a moderadora de "Smallville Brasil" Luíza Vasconcelos, jovem soteropolitana notável, de 24 anos (na época em que nos conhecemos, tinha 17, mas com uma inteligência muito além da idade de sua carcaça). Além de muito educada e com um domínio da palavra tão bom quanto o meu (humildade passou longe, de helicóptero), não foi difícil ela se destacar. Muitos papos inteligentíssimos foram travados entre nós e firmamos até mesmo um tópico sobre quiz de Smallville que, basicamente, ficava entre nós dois, pois instigávamos nossa perspicácia. Muitas vezes, ela roubava minhas palavras antes que pudesse proferí-las na orientação de membros da comunidade.

Mas quem é Mimética? Ela nasceu Martha Magalhães, filha abastada de um político mas que, com a cassação do mesmo, teve todos os bens confiscados. A pobreza não foi bem aceita pela jovem, que começou a se relacionar com figurões da sociedade, extraindo deles o que queria. Foi autodidata em tudo que fosse interessante para garantir a sua subsistência e logo se tornou uma exímia espiã industrial/empresarial. Mas quando seu rosto começou a ser "reconhecido na praça", Martha teve de arrumar uma forma de ser mais "discreta". Durante um "assalto" a um empresário americano que participou do Experimento Filadélfia, a ladra de elite teve acesso a um projeto de distorção de ondas luminosas que poderia tornar uma massa invisível por reflexão de 180° de imagem: o Projeto Camaleão. Gastando todos os recursos possíveis, Martha consegue montar o mecanismo de reflexão de imagem na forma de um collant, como pode ser visto na imagem abaixo, englobando as versões de novembro de 2005 e na reformulação de janeiro de 2007, que figurou na postagem de 21 de Junho.
Mimética: por mais coberta que estivesse, faltou um pouco de discrição!
Durante as férias de uma parcela dos membros do grupo de heróis, Mimética acabou esbarrando com Scan num assalto a um cruzeiro de luxo, em Porto Seguro. Como o herói possui poderes vinculados à visão, seu mecanismo de camuflagem foram inúteis contra o vigilante mineiro. Mas lhe restaram sua furtividade, flexibilidade e sex appeal para lidar com ele, o que foi bastante efetivo. Na outra vez que se encontraram, na mesma ocasião, Scan não pôde ser seduzido pela desenvoltura da ladra por que estava acompanhado de outros colegas de equipe, mas conseguiu inferir reflexões sobre a vida egoísta que a marginal de luxo levava. Scan até permitiu que Mimética se safasse quando a polícia veio a bordo prender um grande figurão no cruzeiro, mas ela começou a ser rastreada pelo herói, tendo uma ficha de acompanhamento mantida nos registros do grupo.
Mimética: "Eu não roubo. Só pego de quem tem muito. Meu pai é prova disso!"
Para dar uma apimentada na personagem - por mais que não apareça na ação - Martha Magalhães teve sua etnia alterada: agora ela é uma bela mulata. E, em vista do que foi apresentado acima, vi que Mimética tinha uma roupa muito chamativa, além de ter partes do uniforme que não estão cobertas pelo mecanismo de reflexão. Assim, vi a necessidade de revisitar o conceito da roupa, que agora é composta de microespelhos flexíveis, em forma de escamas. O corpo agora é inteiramente coberto pela malha especial, inclusive o rosto todo. Pelo fato do collant ser fino, não há problemas dela enxergar através do tecido fino. A imagem abaixo, de agosto de 2012, expressa a sensualidade da personagem na tecnologia de furto.
Mimética: mais discrição, mais réptil, mais desenvoltura.
Vamos aos requisitos de escalação Live Action: mulata, esguia, sorriso cativante, olhar sedutor, talento para quebrar uma situação difícil com palavras bem colocadas... Acredito que a atriz Sheron Menezes, gaúcha de 28 anos, dará conta de interpretar Mimética/Martha Magalhães, só precisa do condicionamento físico adequado, pois estrutura ela já tem.
Sheron Menezes, 28 anos, atriz gaúcha
Gostou? Divulgue. Comente. Obrigado pela visita e volte sempre!

Imagem:
1)Fonte: myrddin89DevianArt, em 09/10/2006;
2) por Vitor Hugo Mota, em 29/11/2005 & 30/01/2007;
3) por Vitor Hugo Mota, em 05/02/2008;
4) por Vitor Hugo Mota, em 21/08/2012;
5) Fonte: Segredinhos, de Jú Ferreira, em 12/12/2011;
6) por Vitor Hugo Mota, em 11/06/2005 & 12/2006;
7) Fonte: Mundo das Novelas, em 04/11/2010; por Vitor Hugo Mota, em 14/01/2007.

ILUSTRAÇÃO BÔNUS
Scan: versão Super Deformed de 2005 e ensaio para a reformulação de 2007, iniciado em 2006.
Guilherme Berenguer como João Pedro Souza/Scan: ator pernambucano de 31 anos.

3 comentários:

  1. É o uniforme verde ficava meio chamativo mesmo, só fico imaginando como ficaria uma série desse tipo, brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que é pior, Leonardo? O Brasil tem estrutura pra fazer cinema de qualidade, mas como o nosso grande público prefere novela a cinema, TV a telões, fica difícil investir pesado em algo do tipo, arriscado. Tanto é que, se você vir os filmes que saem, são apenas novelões resumidos.

    ResponderExcluir
  3. Uai, eu não lembro dessa Luiza! Ela é minha contemporânea?

    ResponderExcluir