segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Dossiê DUST: A Rinha do Galo

Eclodindo o Trajeto do Galo de Metal: Tori-Jin
Se existia alguém tão nervoso quanto eu no que dizia respeito a moderar a comunidade "Smallville Brasil", este alguém era Fernando "Ferpão" Carriço. Muitas vezes dividimos os ataques contra aqueles menos "doutrinados" nas regras de postagem e, vez ou outra, a gente se desentendia. Mas eu entendia bem o que se passava na cabeça dele. Este sãopaulino de 24 anos (na época) era o terror de muitos lá e, na hora de batizar seu alter ego, fez escolhas infelizes de nome. Pesquisando sobre o que ele curtia, seu senso de violência, mas também a necessidade de ficar zen, sua data de nascimento e tudo mais. Pelo principal fato dele pertencer ao signo do Galo no horóscopo chinês e nascido no ano do Metal, tornei-o Tori-Jin (O Galo Guerreiro). Instruído em artes marciais e portador de uma energia "Chi" que cresce exponencialmente, porém pode tomá-lo como veículo de destruição. Com estes conceitos, em maio de 2005, foi feita a concepção visual:
Tori-Jin: versão "séria" e versão "Super Deformed"
Entre seus poderes, destacam-se o vôo, as rajadas manuais (que, quando concentradas, geram um ataque especial chamado Tori no Asa Taiyo Koosen, o "Lampejo Solar da Ave da Manhã"), aura de energia, agilidade ampliada e força concentrada. Por figurar no hall de heróis que possuem poderes de vôo e auras energéticas, a parceria entre Arcanjo Zero, Manopla e Tori-Jin foi muito feliz em batalha. Os três se tornaram muito unidos, como dá para notar na imagem civil de Moisés Mayer, Miguel Katz e Gabriel Freitas (nome de batismo de Tori-Jin), datada de maio de 2005:
Moisés Mayer e Miguel Katz segurando Gabriel Freitas: um trio enérgico!
Mas, em agosto de 2005, os preparativos para o pôster da equipe começaram a ser feitos e Tori-Jin acabou sendo revisitado. Poucas coisas mudaram, mas foram necessárias para alcançar o ponto de união dos membros da equipe na imagem publicada no dia 18 de Junho.
Tori-Jin: com muita força de vontade, tudo é possível!
Em conjunto com Manopla, Tori-Jin conseguiu dar fim a uma etapa da ameaça que uniu o grupo, de forma espetacular. Mas também, ao fim da saga, podemos ver que algo dentro dele quer sair. Por mais que negue que o controle sobre esta força está sendo perdido, Tori-Jin sabe o que está acontecendo, pois a origem de seus poderes está diretamente ligada a uma maldição: em troca de uma nova chance de viver, Gabriel se tornou uma "prisão" de uma entidade maligna. O problema é que a entidade lhe seduz com os poderes que oferece ao jovem, o que enfraquece as "barras da prisão". Em março de 2006, o herói foi reformulado, recebendo algumas poucas alterações de visual, servindo de base para a ilustração postada no dia 16 de Junho:
Tori-Jin/Gabriel Freitas: novas penas para o Galo Guerreiro
As mudanças incluem: encurtamento das mangas do kimono; fechamento dos buracos nos ombros, retirada do brasão frontal; troca da faixa amarela abdominal por uma faixa adequada ao kimono e mudança da cor das botas e luvas. Nesta época foi elaborado o conceito do "Galo de Metal": o mestre de Gabriel disse que dentro dele reside um grande mal, mas que pode ser detido pelo domínio total do espírito forte do jovem herói. A prisão da entidade maligna será eterna quando o "Chi" de Tori-Jin alcançar o nível de integração total de corpo, alma e mente, assumindo definitivamente a forma do Galo de Metal. Gabriel não entende bem o quanto isto é mito ou fato, mas continua tentando dominar o desenvolvimento crescente de sua energia. Em maio de 2006, uma imagem dos "Três Energéticos" foi elaborada, apenas para ilustrar a amizade em combate e Manopla, Arcanjo Zero e Tori-Jin:
No fim de 2006, uma preparação para uma nova reformulação foi feita e Tori-Jin não escapou a esta revisão.
Tori-Jin: fim de 2006
E esta versão crua serviu para viabilizar a versão dinâmica e fluída dos heróis. Com muita objetividade, Tori-Jin foi desenhado diretamente para o pôster - exibido no dia 20 de Junho -, sem receber um estudo de rotação de Gabriel Freitas e sua versão uniformizada, em janeiro de 2007.
Tori-Jin a ponto de lançar seu Tori no Asa Taiyo Koosen
No 9º episódio do grupo, as origens de Gabriel são reveladas. Envolve um acidente de carro sofrido numa noite chuvosa graças a aparição inesperada de um demônio nipônico diante do veículo. Com a morte iminente, Gabriel aceita a proposta do demônio de fazê-lo ficar vivo e poderoso, ams em troca deveria manter a essência do monstro dentro do corpo para que ele não se dispersasse e sumisse da existência em nosso plano físico. Após um tempo, Gabriel se viu impelido a procurar ajuda e um velho mestre japonês se ofereceu para ensiná-lo a arte de dominar a si mesmo e seus monstros interiores. Ao fim do treinamento, Gabriel retorna para casa e faz bom uso dos ensinamentos adquiridos e dos poderes que lhe custaram tão caro. Durante dois anos fiquei sem mexer no visual de Tori-Jin, pois até então ele estava consolidado e com um destino traçado: conflitos internos intensos, desentendimentos com equipe, excessos com bandidos e uma paixão sincera e verdadeira por uma heroína que não faz parte da equipe. Algumas coisas ainda não foram escritas, mas todas planejadas. Em maio de 2009, um estudo bilateral de Gabriel Freitas/Tori-Jin foi apresentado:
Gabriel Freitas/Tori-Jin: mesmo personagem, mas as roupas...
Fácil notar a saída do capuz, dando lugar a uma faixa diante dos olhos; troca das luvas de cano médio por luvas de combate e faixas; assim como as botas, que saíram, dando lugar a sandálias e faixas. Tudo isto é condizente às origens do treinamento e poder do personagem, reforçando suas fontes. Esta imagem serviu como ponto de partida para o pôster a ser exibido em breve da equipe.

Em abril de 2010, foi necessária uma revisita ao personagem. Motivos: a minha visão de traço mudou bastante; e Gabriel estava com roupas muito... burguesas para um camarada que fez voto de simplicidade para combater o mal corruptor dentro de si. Como trabalha de zelador numa academia de artes marciais (que na verdade é dele, mas não pode ostentar por conta do voto, e também para manter os ensinamentos de seu mestre eternizados), suas vestes devem ser mais populares e baratas.
Gabriel Freitas/Tori-Jin: voto de simplicidade (não de pobreza)
E, com este conceito ainda em voga, precisei refazer o desenho acima com algo a mais: o sorriso sádico de Tori-Jin. Afinal, o poder corrompe com facilidade, mas até corromper, não quer dizer que não possa aproveitar enquanto ainda tem comando sobre si. Em julho de 2010, o herói foi redesenhado.
E chegamos ao ponto de discutir quem poderia interpretar o Galo Guerreiro de São Paulo numa versão Live Action. Infelizmente, eu não tenho idéia de quem representaria Tori-Jin e seu alter ego com maestria. Um ator jovem, que aparente entre 25-30 anos, atlético e que tenha um tino para a ação ríspida. Tendo sugestões, serão bem vindas nos comentários.

Gostou? Divulgue. Comente. Obrigado pela visita e volte sempre!

Imagem:
1) por Vitor Hugo Mota, em 06/08/2012;
2) por Vitor Hugo Mota, em 27 & 28/05/2005;
3) por Vitor Hugo Mota, em 29/05/2005;
4) por Vitor Hugo Mota, em 16, 19, 27 &30/08/2005;
5) por Vitor Hugo Mota, em 08/03/2006;
6) por Vitor Hugo Mota, em 28/05/2006;
7) por Vitor Hugo Mota, em 01/12/2006;
8) por Vitor Hugo Mota, em 14/01/2007;
9) por Vitor Hugo Mota, em 01/05/2009;
10) por Vitor Hugo Mota, em 26/04/2010;
11) por Vitor Hugo Mota, em 17/07/2010;.


4 comentários:

  1. É, pode me xingar Vitor, mas hoje vou apelar. Não consigo imaginar NINGUÉM que se pareça com o Ferpão e seja bom ator pra interpretar um lutador de artes marciais disfarçado.
    Pensando nisso, optei pra sugerir o que geralmente tenho tendência em fazer nesse caso: usar bons exemplos.
    Pensando no filme Mercenários (1 e 2), onde temos lá o Randy Couture como ator, pensei em fazer o mesmo. A primeira opção claro, por aparentar ser mais novo, pensei no Lyoto Machida, mas não tem nada a ver com o Ferpão. Então pensei no Shogun e vendo algumas fotos no Google, a semelhança(de rosto) seria muito convincente.
    Então aí está um exemplo da imagem do Shogun: http://www.graciemag.com/pt/wp-content/uploads/2010/03/shogun1.jpg

    O cara sabe lutar (não apenas MMA) e o único problema é fazer esse meu conterrâneo perder o sotaque Curitibano...

    Minha sugestão... rs

    ResponderExcluir
  2. É, Diego. Nessa eu não vou te condenar. Foi difícil mesmo. Não consigo ver ninguém que possa encarnar o Tori-Jin. Pensei até em mudar alguns conceitos do personagem: tirar a influência nipônica e colocar algo mais chinês (visto que me orientei pelo horóscopo de lá). Por exemplo: ele ir treinar com um cara tipo Pai Mei, ele ter ascendência sino-brasileira, trocar o kimono por um traje de seda mandarim e tornar seus golpes mais abertos. Mas isso ira de encontro com outra coisa: o nome dele, que é totalmente japonês (e sabemos que o histórico dos japoneses e dos chineses é de rusga total).

    Se tiver algo a sugerir fique a vontade.

    Abraço.

    PS: Não sei se os lutadores de MMA brasileiros teriam a acidez dramática pra interpretar o personagem, mas na falta de tu, vai tu mesmo, né? rs

    ResponderExcluir
  3. Se estão procurando um oriental tem o Daniel Uemura. Ele fez Malhação. Acabei de postar a foto dele no meu facebook

    ResponderExcluir
  4. Não é exatamente um Oriental Lan, mas um brasileiro, que saiba lutar e que tenha traços parecido com o do Ferpão... eu vi a foto, ele é claramente oriental... na minha opinião, não teria muito a ver...

    ResponderExcluir