segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dossiê DUST: Primo Cruzado

Uma olhada atravessada no Trajeto do zelador misterioso: o Primo

Difícil falar deste personagem sem entregar algumas coisas importantes pro desenvolvimento da trama. Mas vou tentar: ele foi inspirado em Rodrigo Pacheco, o DONO da tão famigerada comunidade "Smallville Brasil". Como era difícil ele moderar mais de 200.000 membros na maior comunidade sobre a série NO MUNDO (!!!), a gente surgiu pra ser uma opção na organização do pessoal, botar todo mundo num curral. Chegamos a ele graças ao seu primo, o Márcio Motta (sim, o que inspirou o Capitão Falcão), e logo tivemos a sua benção e senha de administrador para lidar com os arruaceiros da comunidade. Já deu pra entender que éramos vigilantes de uma cidade chamada "Smallville Brasil" e que a maior ameaça aos membros (cidadãos daquela comunidade) eram os desajustados que poderiam proliferar seus métodos anárquicos no local. Quase não víamos o Rodrigo em ação, mas virava e mexia ele dava o sinal de sua presença com uma participação bombástica e breve. Mas, depois de um tempo, o Rodrigo recebeu reclamações sobre nossos métodos e, gradativamente, foi nos afastando da ação, tomando nossos poderes. Ele teve as razões dele.

Mas como converter isso para a ficção? Para começar, sendo fiel na apresentação: ele é o Primo do Capitão Falcão, que é zelador de uma casa simples em Santos/SP. Esta casa veio a se tornar a sede alugada do grupo e por muitas vezes foi vítima de depredações. O estranho é que ele não esboça nenhuma emoção, NUNCA. Não fala, não interage, não reage à presença de fantasiados em sua residência. Mas, no episódio #08, um grande mistério ronda a mente dos heróis ao retornarem de uma missão avassaladora: a casa em ruínas e o Primo desacordado entre os escombros. O que aconteceu? Onde o Primo entra nesta história? Por que ele está ileso estando a casa tão destruída? É só o começo da busca sobre respostas em relação a este zelador.
Um apanhado geral do Primo (2005-2010)
O conceito inicial era o de mostrar o Primo como o "Neo" do "Matrix": um Messias a ser seguido, o Todo-Poderoso. Mas ele seria muito mais interessante se não demonstrasse poder algum, personalidade alguma a ser lida e estudada. Um mistério. E assim foi feito. Contar seu passado é um spoiler, revelar seu futuro é frustrante, pois o leitor terá de ligar os pontos. Nas imagens acima, uma delas dá uma pincelada na história pregressa do personagem. Digamos que não é a primeira que ele lida com "heróis fantasiados". Ele consegue se colocar no lugar deles.

Mas quem poderia interpretar um indivíduo praticamente mudo, mas que deve ser tão duro e expressivo em seus movimentos? Além de ter que ser o primo do corpulento Capitão Falcão? Acho que um ator que daria conta deste personagem seria o Sr. Mateus Rocha, de 37 anos. Este artista carioca tem vivido um momento em sua carreira um pouco ingrata, após romper seu contrato com a Rede Record e estar preso na geladeira por conta da sua atual empregadora, a Rede Globo. Poderia ser uma chance de trazer de volta esta "eterna promessa" da atuação em grande estilo, se ele tiver paciência de aguardar o desfecho do seu personagem. Então, Mateus Rocha é o Primo.
Mateus Rocha, 37 anos, ator e cantor carioca
Gostou? Divulgue. Comente. Obrigado pela visita e volte sempre!

Imagem:
1) por Vitor Hugo Mota, em 28/05/2005, 07/03/2006, 06/06/2006 (6/6/6? Assustador...), 12/01/2007 & janeiro de 2010;
2) Fonte: Blog da TV, em 15/11/2009;

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Fala aí, Pamplona. Belezinha?

      Sim, finalmente eu descobri qual o formato diferencial para veicular estas histórias. Ano passado iniciei a concretização do projeto com diferencial, então o revisei totalmente e agora ele é uma história em quadrinhos para deficientes visuais, desenhado com som através de áudio dramas. O terceiro arco de histórias iniciará ainda este ano, já está em processo de pós-produção.

      O bom é que hoje eu tenho uma maturidade diferente em termos de dramaturgia - dada a experiência profissional acumulada - e muita coisa mudou nos conceitos dos personagens e dos rumos da história.

      Você pode conferir - caso tenha interesse - através do site da minha agência. Os episódios estão disponibilizados em forma de áudio (mídia podcast) e todas as imagens dos posts são descritas para o público-alvo (os cegos). Confira no link a seguir, que mostra na ordem mais recente de lançamento para a mais antiga:

      http://agenciatransmidia.com.br/category/podcast/audio-drama/

      Excluir