sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Dossiê DUST: Esfria a Cabeça e Vem Comigo

Um olhar congelante no Trajeto do Vigilante de Gelo: Zero Grau

Zero Grau nasceu Zero Cool, mas logo teve seu nome de guerra alterado para o português aproximado. O herói foi criado para Vinícius, um jovem de "Smallville Brasil", cujo sobrenome não me recordo. Por ele ter entrado aos 45 do segundo tempo na equipe de moderadores e as três primeiras partes do arco inicial já terem sido elaboradas, só tive como inserir uma participação especial dele ainda civil durante a luta dos heróis. Dali, devido a um acidente, surgiram seus super-poderes. A escolha das habilidades foi totalmente aleatória , sem uma conversão poética de uma característica dele como moderador na comunidade. Seria legal ter alguém que controlasse o frio e Zero Cool/Grau nasceu desta curiosidade.

O conceito do personagem surgiu de uma dúvida em Física que eu tinha: não existe frio. Existe ausência de calor. Então, imagine um personagem que é um núcleo de frio e que deve expulsar este excesso para continuar vivo? Assim, foi concebido o poder de Zero Grau: quanto mais poder ele reter, mais nocivo isto pode ser para ele. Para tanto, ele cristaliza a umidade do ar, podendo projetar tobogãs de gelo, estacas frias, solidificar gelo em torno do seu corpo, entre outras coisas. Zero Grau se tornou, praticamente, uma entidade da Natureza.

Nos primeiros pôsters, publicados nos dias 16 e 18 de Junho, o herói ainda figura entre a equipe principal, mas logo esta composição da equipe foi mudada, pois Zero Grau só entrará para equipe após um "concurso" ser aberto para escolher um "estagiário" para o grupo. Depois de um batismo de fogo, Zero Grau começa a ser treinado pela equipe e, depois que os membros veteranos do grupo são sequestrados, cabe a ele pesquisar possíveis reforços numa missão de resgate aos companheiros. Daí, surgiu a Reserva - cuja ilustração do grupo foi postada em 21 de Junho. Nesta missão, o grupo foi conduzido pelo herói, mas logo começou a ser chefiada pelo herói carioca Gatilho. Abaixo, um apanhado geral de todas as imagens do jovem mascarado, datando de 2005, 2006 e 2007.
Zero Grau: sem nome civil elaborado, mas tá tranquilo. Cabeça fresca.
Tenho pensado sinceramente em mudar seu nome de guerra, pois eu já estou com um estudo em mente do novo uniforme. Como ele é um reator de frio, ele deve tentar conter ao máximo esta onda gelada dentro de si. Roupas de frio pesadas devem ser a opção para o jovem. Se alguém tiver um conceito científico, unidade baixa de medição de calor ou coisas do tipo, agradeço se puder me informar. Pensei em "Kelvin", que é a escala de temperatura mais universal de todas. Aceito sugestões.

E agora, quem escolher pra interpretar o personagem de 17 anos, desengonçado, magrelo e com cara de estudante relapso? Acho que um ator que representaria bem o herói seria Bernardo Mendes, carioca de Nova Iguaçu, atualmente com 25 anos, mas que passa facilmente por um adolescente médio. Conhecido como o "Bodão" em temporadas não tão distantes de "Malhação", o ator se envolveu também em algumas obras cinematográficas de sucesso (porém, não de qualidade), como "Se Eu Fosse Você 2" e "Os Normais 2". Até que surja uma nova proposta, Bernardo Mendes é Zero Grau!
Bernardo Mendes, 25 anos, ator carioca.
Gostou? Divulgue. Comente. Obrigado pela visita e volte sempre!

Imagem:
1) por Vitor Hugo Mota, em 29/05/2005, 16/08/2005, 21/08/2005, 30/08/2005, 01/09/2005, 07/06/2006 & 30/01/2007;
2) Fonte: Terra, em 10/12/2010;
3) Fonte: Wikipédia, em março/2010.

IMAGEM EXTRA
Alexandre Nero, ator e músico paranaense de 42 anos é GATILHO/MAGNO COUTINHO

2 comentários:

  1. Vou ser sincero e dizer que não lembro bem do Vinicius. Lembro do nome e que falava com ele, mas nada mais me ocorre, nem mesmo o sobrenome dele. mas o personagem é bom. Um poder clássico de super-heroi esse do congelamento/criação de gelo. Creio que esses poderes "naturais", isso é, que agem a partir de forças elementais são os mais intensos e poderosos. Sempre quis que o Amphi pudesse controlar a água, já que é um ambiente tão a ver comigo e mais ainda com ele, mas enfim. ótimo trabalho como sempre, VH. o/

    ResponderExcluir
  2. O conceito do poder é legal. Esse garoto tem uma cara engraçada :)

    ResponderExcluir