quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Dossiê DUST: O Ajudante das Trevas!

Desvelando o Trajeto do vigilante sombrio: Oculto
Oculto é um herói gaúcho, o terceiro a correr atrás de uma forma de deter a ameaça que assola os Pampas. É um dos heróis mais jovens da equipe e também acabou se tornando um alívio cômico, junto com Amphiboy. Inspirado em Juliano Cavalcante, outro membro da comunidade "Smallville Brasil" - na época era um garoto cinéfilo dos mais engajados -, Oculto tem uma capa mística que permite que ele vague pelo plano das sombras, como um teletransporte das trevas. Mas ele deve ser moderado nas distâncias e na frequência de uso da "arma", pois alguma coisa neste objeto faz com que o herói tenha lapsos de memória e haja de forma agressiva. Em maio de 2005, a primeira imagem conceitual do personagem foi concebida:
Oculto: Super Deformed de ação; versão "séria"; e Super Deformed Civil
Quando não está saltando de um lado para o outro vestido de "Dona Morte", Oculto atende pelo nome de Horácio Vasconcelos, um assistente na lavanderia da família e estudante de 17 anos. Assim que encontrou a capa e a fez de fantasia de Carnaval, o rapaz sofreu a primeira influência da peça de roupa. Assustado, ele procurou por ajuda e encontrou alento com um velho professor, que auxiliou vários jovens com poderes extraordinários. Quando percebeu que o seu mentor era, na verdade, um aproveitador - usando suas habilidades e de outros para conseguir renda de forma indevida - Oculto se afastou, fazendo daquele que o guiou um adversário, assim como os que ele assessora. Na imagem também de maio de 2005, vemos isto:
Oculto: dois aliados que se tornaram dois adversários
Como já foi visto em outras postagens, as versões em Super Deformed sustentaram mais a sobrevida dos super-heróis e os alavancaram para maiores aventuras. Em agosto de 2005 eu revisitei Oculto para criar uma base de traço pro pôster publicado no dia 18 de Junho. Pouquíssimas mudanças puderam ser vistas. Na verdade, muita coisa foi mostrada, em relação às imagens acima.
Oculto em várias situações: será que ele passa a capa?
Em março de 2006, o personagem - junto com os outros colegas de equipe - foi reformulado para algo um pouco mais elaborado, embora ainda cartunesco. Com a base criada com este estudo rápido do herói, a imagem usada no pôster exibido no dia 16 de Junho pôde ser viabilizada.
Oculto/Horácio Vasconcelos: apenas novo porte. Mesmo vestuário.
Nesta época eu já tinha meio que definido uma relação herói/sidekick entre o Dr. Kranio e Oculto. O líder da equipe - que é largamente inspirado pelo Batman - enxerga um potencial muito grande no rapaz e percebe que ele precisa mesmo de um mentor. Oculto reluta em virtude pelo que passou com o velho professor, mas logo entende que as intenções de Dr. Kranio são diferentes. Aqui, eu justifico o título da postagem: já que este universo tem um correspondente do "Cavaleiro das Trevas", sobra a Oculto ser um Ajudante das Trevas. Assim, eu dei uma leve reformulada no manequim do herói, mas as peças de roupa são as mesmas, nesta imagem de dezembro de 2006 (a finalizada em nanquim é de um pouco antes, mas não sei definir o dia e mês, mas sei que abriu portas para o que está em lápis):
Primeiro estudo de rotação fundamental de Oculto
Este estudo fez bem na composição de corpo de um rapaz chegando ao fim da puberdade: magrelo, mas com mãos e pés grandes. Assim, foi fácil transpôr a proposta para a reformulação mais dinâmica e fluída de 2007, publicada coletivamente no dia 20 de Junho. A figura abaixo data de janeiro de 2007:
Oculto na espreita: menino de ouro. Pelo menos nas madeixas
Desta vez, mais do que uma retirada de cinto de argolas (hmmmmm... olha lá na "Imagem 2"), Horácio ganhou cabelos loiros, representando, finalmente, a galera de "cabeça-amarela" do Sul. Assim, também padronizei as cores preto-branco-amarelo como a paleta padrão do personagem. Mas ainda assim, alguma coisa ainda me incomodava no personagem. Até que me coloquei no lugar de um garoto de 17 anos e vi que andar com um collant debaixo das roupas civis é incômodo demais. Assim, em agosto de 2008, fiz uma proposta visual pro Oculto:
"À noite ninguém vê o Oculto, mas ele vê você!"
Com esta proposta, Oculto foi revisitado em alguns conceitos: além de loiro, agora o herói fica com os olhos levemente avermelhados quando veste a capa mística. Quando perde o controle ou se deixa dominar pela influência do artefato, seus olhos brilham como rubis. Além de ficar mais fácil carregar o uniforme: resume-se só à capa, à máscara e às luvas. Em abril de 2009, um estudo bilateral do personagem mostra claramente isto e o retorno do padrão preto-branco-amarelo definido ao herói. Esta base também padronizou o personagem para o pôster vindouro da equipe, já pronto (aguarde):
Horácio Vasconcelos/Oculto: preto-branco-amarelo e um pouquinho de vermelho!
Agora, dá até para ver que Horácio tem sardas (Juliano tinha marcas de espinhas, mas preferi alterar pra algo com menos... acne), escondidas pela máscara quando está em ação. Com todas estas informações em mente, treinei o traço do personagem numa imagem muito importante da luta do herói contra a ameaça que uniu todo o grupo. A imagem data de julho de 2009:
Oculto contra a ameaça em nível intermediáro, em Sapucaia
E, enfim, a viagem gráfica de Oculto chega ao fim na postagem de hoje. Muita coisa ainda vai passar pela vida dele. A luta contra o lado negro de seu poder; a maturidade de se livrar de más influências; que gratidão não pode lhe tornar omisso; e que certos sacrifícios são necessários, porém não são agradáveis. Até o momento, a versão de Oculto/Horácio de julho de 2010 é a que mais me agradou e logo terá sua versão de ação num pôster a ser montado:
Oculto/Horácio Vasconcelos: quando o escuro do quarto não é o suficiente...
Aí, chegamos no momento em que o desfecho é entregue: quem poderia interpretar o nosso jovem herói gaúcho em sua versão Live Action? Não recorri diretamente à "Malhação" para preencher os requisitos do Oculto, mas também não saí da mesma emissora. Vendo com minha mãe trechos de uma novela - que espero que caia no esquecimento (assim como muitas) -, achei um rapaz que se encaixa legal fisicamente com o personagem. Se é bom ator? Sinceramente, não vi nada nele que o destacasse como o novo Paulo Autran, mas está longe de ser um Cigano Igor! Miguel Roncato é Horácio Vasconcelos/Oculto.
Miguel Roncato, 19 anos
Gostou? Divulgue. Comente. Obrigado pela visita e volte sempre!

Imagem:
1) por Vitor Hugo Mota, em 30/07/2012;
2) por Vitor Hugo Mota, em 20 & 21/05/2005;
3) por Vitor Hugo Mota, em 28/05/2005;
4) por Vitor Hugo Mota, em 16, 20, 28 &30/08/2005;
5) por Vitor Hugo Mota, em 06/03/2006;
6) por Vitor Hugo Mota, em 14/12/2006;
7) por Vitor Hugo Mota, em 15/01/2007;
8) por Vitor Hugo Mota, em 08/08/2008;
9) por Vitor Hugo Mota, em 30/04/2009;
10) por Vitor Hugo Mota, em 24/07/2009;
11) por Vitor Hugo Mota, em 15/07/2010;
12) por Imagens US;

2 comentários:

  1. Eu gosto do Oculto, é bem dark e sombrio. Curto o estilo da personagem.

    ResponderExcluir
  2. Eu me inspirei num personagem que conheci quando era bem moleque e via o TV Pirata: o Caveira!

    ResponderExcluir