segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Dossiê DUST: Um Parafuso a Menos

Apesar do tamanho, seu Trajeto ainda é curto: Robozão

Os Membros da Reserva foram criados graças a componentes que se juntaram aos moderadores de "Smallville Brasil". Mas, nem por isso, eram menos ativos e importantes. Muito pelo contrário, tínhamos moderadores muito mais presentes e efetivos na missão vindos nesta renovação de sangue do que muitos dos membros veteranos. Mas como as histórias já tinham iniciado, eu deveria encaixá-los ao longo das sagas. E, para não ser uma equipe que aceita todo mundo com facilidade (um coração de mãe), optei por transformá-los em membros reservas - que serão convocados numa equipe para resgatar o grupo veterano numa aventura futura, convocados por um herói que entrou aos 45 do segundo tempo na equipe oficial - tal qual Wolverine, Noturno, Colossus, Pássaro Trovejante, Banshee, Tempestade e Solaris foram escalados pelo Professor Xavier para, junto com Ciclope, formaram a segunda geração dos X-Men indo resgatar os veteranos em Krakoa, a Ilha Viva.

Um dos Recrutados (inspirado no membro de "Smallville Brasil" Joel da Silva) é um desenhista industrial e estudante de engenharia mecânica Jordel Souza. A priori, um cara comum com muitas idéias na Universidade Federal do Ceará. Mas ele tem em comum o mesmo professor que José Roberto Pinto (Arqueiro) possui, um mecenas da tecnologia, incentivador de grandes idéias e refinador de de projetos chamado Xisto Dutra. Os três desenvolveram juntos o conceito do Optimizador Óptico, mas tiveram o projeto descontinuado com o sumiço do Professor Xisto. Jordel e José Roberto acabaram rompendo a parceria e cada um deu continuidade ao projeto de sua forma. Enquanto José Roberto concentrou-se em evoluir ao máximo a tecnologia do Optimizador Óptico num único hardware, Jordel subdividiu a pesquisa, potencializando tudo numa armadura (estilo Homem-de-Ferro). Nos bastidores, ele recebeu muitos nomes: Golem, Construto, Mecha,... Mas o nome que ficou, pela naturalidade do acontecimento, surgiu desta versão: depois que a equipe de heróis surgiu, Jordel viu que alguém deveria suprir a ausência do Arqueiro em Fortaleza (e ele sabia que se tratava de José Roberto, bastou ligar os pontos do capacete e da habilidade em arqueirismo), vestindo o protótipo de sua armadura. Como a Universidade cortou as verbas de pesquisa, muitas peças foram encontradas em sucata e ferro-velho. Após sua primeira ação, "Jordel" recebeu duas possíveis alcunhas de inocentes que salvou: "Traquitana Arretada" e "Robozão". Pela naturalidade, ele aceitou o nome de guerra ROBOZÃO! Pode até parecer escroto o nome (admito, é bem estranho), mas imagina como você descreveria uma criatura destas pras autoridades depois que te salvou de um momento de violência? "Ah, era um robozão, seu guarda!". Com esta leve pincelada em sua origem, desenvolvi as seguintes imagens:
Robozão no protótipo de 2005 (esq) e com o "Mark 2" de 2007 (dir)
A armadura funciona com uma bateria acoplada às costas e um alternador no peito. Dela, a energia é gerada e distribuída para rajadas repulsoras do punho e das plantas dos pés. Porém ele não voa, o peso é muito grande, sendo esta manobra substituída pelo salto amplificado. Os conceitos básicos do Optimizador Óptico estão implementados no visor de critstal líquido do capacete. Mas aí veio a minha vontade de aprofundar mais o personagem e separá-lo da figura do Homem-de-Ferro, inferindo personalidade e visual diferenciados. Ele deixou de ter uma armadura, sendo substituída por um veículo. Deixou de ser uma pessoa de estatura normal e se tornou um ANÃO (do tipo acondroplásico, o mais comum). Mas, como todo baixinho é folgado, ele é bem irritadiço, com complexo agressivo de inferioridade, acha que todos o menosprezam pela sua estatura, quando não é verdade. Um ensaio das situações foi desenvolvido nesta imagem, de 2009:
Pequenas Empresas, Grandes Negócios!
As principais inspirações para esta releitura foram: o Baby Commando, do jogo "Captain Commando"e o ED-209, do filme "Robocop". A parceria entre Jordel/Robozão e seus outros amigos da Reserva é muito grande, mas eles sofrem mais do que ele com seu complexo. No futuro, o veículo Robozão servirá como "backup" para um herói veterano da equipe de heróis. A seguir, a imagem mais recente da obra de Jordel, sendo pilotada pelo próprio.
"Oxe! Tu tá falando comigo? Tá falando comigo? Não tem outro cabra aqui, não, macho! Tu só pode tá falando comigo!"
Agora é que vem a missão mais difícil: encontrar um ator anão brasileiro que tenha credibilidade e não seja usado como atração no circo preconceituoso da mídia de forma estereotipada, ou que até tenha passado por isso, mas consiga ser inteligente o suficiente para tirar proveito da experiência degradante e produzir material para se destacar como ator. Mais difícil que fazer uma pessoa chorar é fazê-la rir. Então, com isto em mente, escalei o ator comediante Cláudio Castro, ator curitibano de 37 anos. E, assistindo ao show dele, é possível ver que ele daria vida facilmente ao genioso Jordel Souza.
Cláudio Castro, 37 anos, comediante paranaense (A foto pode ser de corpo inteiro. Afinal, é pequenininho!)

Gostou? Divulgue. Comente. Obrigado pela visita e volte sempre!

Imagem:
1) por Vitor Hugo Mota, em 30/11/2005 & 30/01/2007;
2) por Vitor Hugo Mota, em 12/05/2009;
3) por Vitor Hugo Mota, em 25/07/2012;
4) Fonte: AhNão! O Blog do Anão mais lindo do mundo!, em  2006 & 14/01/2007;
5) por Vitor Hugo Mota, em 21 & 23/05/2005 & 2006;
6) por Vitor Hugo Mota, em 26/04/2010 & Fonte: Terra, em 10/12/2010.

ILUSTRAÇÃO BÔNUS
Imagem 5: José Roberto Pinto/Arqueiro - na onda do colega de faculdade acima.
Imagem 6: José Roberto Pinto/Arqueiro interpretado por Murilo Couto - Ator/Comediante paraense de 24 anos.

2 comentários:

  1. Muito bom, véi!
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Sempre que penso em heróis que usam muitos acessórios, imagino como eles esconderiam isso depois da ação, antes que a polícia alcance eles. No caso do anão eu imaginaria que enquanto não usa a armadura ele seria como um investigador tb pra buscar quem deu o sumiço no seu mentor.

    ResponderExcluir