sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Dossiê DUST: Santa Ajuda

A bênção ao Trajeto da Pomba da Paz: Pacífica
Fechando esta semana, finalizamos com a última heroína da equipe. Inspirada na sempre apaziguadora, educada e encantadora Ariana Pereira, jornalista de Catanduva-SP, e membro de "Smallville Brasil". Não havia como não ceder às palavras mansas e conscientes desta moça, que muitas vezes esfriou os ânimos de brigas acaloradas. Com esse jeito meigo, não foi difícil conseguir o respeito da equipe de moderadores (até hoje lembro que Ariana no início usava a imagem de um urso polar como foto de perfil. Não sei por que não colocava seu rosto tão amável para acalentar os corações perturbados daquela comunidade. Porém, isto não faz parte do post. FOCO!). E também não foi difícil imaginar de onde veio sua função na realidade ficcional: ser a portadora da paz, uma criatura Pacífica! Olha só, surgiu o nome, como que dado por Deus! E Ele tem muito a ver com a gênese (pertinente) da personagem. Ariana é uma católica fervorosa, porém não uma beata chata! Sendo ela um símbolo da Paz, nada melhor que seu símbolo fosse uma Pomba. Com o nome civil de Teresa Lupe, Pacífica ganhou suas primeiras concept arts em maio de 2005.
Teresa Lupe em "Super Deformed" à esquerda;em versão heróica Pacífica à direita e versão "séria" ao centro
A personagem possui um poder bastante peculiar: habilidades rotativas! Durante 25 dias num mês, ela possui um poder que se deriva de um grande estresse vivido no mês anterior, que se potencializa conforme os dias vão passando. Porém, durante 5 dias, a heroína deve se virar sem habilidades especiais, que são expulsos de seu corpo. Agora, se o estresse vivido durante estes 5 dias for muito mais intenso que o vivido durante os 25 anteriores, o poder virá de forma tão avassaladora quanto estaria no último dia do ciclo de poder e se diminuirá até o fim do mesmo. Caso Pacífica não se concentre o suficiente, as consequências deste potencial exacerbado serão imprevisíveis, talvez fatais, já que não estará dominando o "presente". Em agosto de 2005, a primeira imagem colorida de Pacífica foi concebida para o pôster exibido no dia 18 de Junho, assim como alguns estudos de postura da personagem.
Com sua postura plácida e apaziguadora, Pacífica conquistou o posto de co-líder da equipe.
Uma coisa muito simples de se notar no estudo acima é que Pacífica fica com o rosto praticamente todo exposto, ficando difícil preservar sua identidade secreta. Estimando pela sua integridade - física e familiar - decidi aplicar uma máscara na moça, optando por uma de metal simples, prateada, com visores de vidro. Fora a mudança nas luvas (que não haviam, eram braceletes, expondo suas digitais) e botas (substituindo por sapatilhas mais leves). Com isto em mente, desenvolvi um estudo no qual a heroína foi preparada para figurar na ilustração coletiva de publicada em 16 de Junho.
Pacífica/Teresa Lupe: estudo para a reformulação visual da equipe.
Algo muito importante de Pacífica é seu treinamento. Afinal, seus poderes não vieram do nada, eles possuem origens. Existe uma Ordem "Secreta" da Igreja Católica nesta realidade que criei onde os mais devotados fiéis da Instituição Cristã são destacados para um treinamento de , Devoção e Penitência. No mosteiro - de localização sigilosa -, os sacerdotes são treinados para receber um bênção divina que lhes conferem mais do que uma fé inabalável, mas habilidades únicas. Tornam-se Guerreiros de Deus, os Braços d'Ele, Instrumentos do Equilíbrio e da Paz. Teresa já era uma católica praticante assídua em sua comunidade e, após ser abandonada no altar pelo seu noivo, se refugiou nos mosteiros para limpeza de sua alma e fortificação de sua fé. Destacou-se nos estudos e nos acompanhamentos religiosos e logo foi destacada para o treinamento. Ordenada sacerdotisa, Teresa treinou arduamente e desenvolveu habilidades únicas, graças à bênção prometida. Durante 25 dias, ela seria um instrumento de Deus; durante 5 dias, tão mundana quanto às outras mulheres. Encaminhada para uma missão maior, Teresa poderia levar uma vida normal civil, sem as restrições comuns aos devotos (celibato e voto de pobreza), mas isso pouco importava pra ela. Atender ao Senhor era sua meta. Para disfarçar sua missão, Teresa voltou a praticar sua antiga profissão: psicóloga. Em 2006, um novo esboço da heroína foi elaborado e abriu caminho para a reformulação dinâmica e simples dos membros da equipe, mostrado na publicação do dia 20 de Junho.
Pacífica em 2006 & 2007: uma tentativa de mais dinamismo e fluidez.
Não houve muitas mudanças, mas sendo uma Guerreira de Deus, é importante que ela tenha mais amplitude de movimento. A grande missão para qual Teresa foi destacada é a de resgatar objetos icônicos sagrados da cultura cristã, retornando-as à sua fortaleza. Para tanto, um grande utensílio foi cedido à heroína: uma bolsa com espaço interno imensurável, extraplanar. Muitos podem considerar arcano, mas Pacífica vê o instrumento como "milagroso". Para cumprir esta missão comecei a cogitar a hipótese de eliminar a capa de Pacífica, que atrapalharia sua movimentação durante suas buscas que, por muitas vezes, deve realizar invasões furtivas. A primeira tentativa foi uma casaca branca, conforme a ilustração abaixo, datada de janeiro de 2008.
 Pacífica mudando o guarda-roupas em 2008. Fora, Capa!
Ficou visualmente impactante. Não ficou feio. Mas não para a Pacífica. Ela é nobre, clean e modesta. Esta figura acima está taciturna, dark e arrogante. Além do que, a casaca também vai atrapalhar em objetivos mais furtivos. Além do que, o uniforme deve se integrar mais às roupas civis da psicóloga. Com isto em mente e observando mais o vestuário feminino menos extravagante, consegui conceber a imagem abaixo, datada de agosto de 2008.
Teresa Lupe & Pacífica: mais dinamismo para uma caçadora de relíquias.
Com este conceito, consegui concatenar algumas imagens de combate da heroína, como, por exemplo, a vingativa ladra Inquisidora. Esta vilã possui poderes similares aos de Pacífica, mas, ao invés de deter os poderes por 25 dias, este é o período em que ela fica sem habilidades especiais, enquanto os 5 dias com poder são intensos. Por conta do quase mês sem poderes, Inquisidora se aperfeiçoou em combate, tornando-se mais perigosa que sua nêmesis. Mas um grande segredo une as duas adversárias. Abaixo, vemos que a luta pela Lança do Destino não será fácil. Ilustração datando de agosto de 2008.
Todo emprego tem o cara que te atrasa o lado. A Pacífica tem a Inquisidora. Recuperando a Lança do Destino.
Por mais que o uniforme tenha ficado legal, ele ser todo branco é cruel com uma caçadora de relíquias e Guerreira de Deus. Imagina só lavar isso ou passar despercebido após um embate? Então enalteci uma outra cor que é muito presente em seu uniforme: o verde. O ensaio bilateral de Teresa Lupe/Pacífica exposto abaixo, datando de abril de 2009, serviu de base para o pôster a ser publicado logo aqui no blog. A grande mudança ficou só por conta da jardineira verde trajada pela psicóloga e que tem a alça abaixada quando em ação.
Teresa Lupe/Pacífica: integração de traje civil e uniforme.
Duas coisas que sempre estiveram presentes em Pacífica desde a sua criação foram o símbolo em forma estilizada de pombo e a bolsa de espaço infinito. Desta forma, decidi integrar os dois. Não é a bolsa que possui espaço infinito, mas, sim, o broche que dá esta capacidade de expandir o espaço interno de uma bolsa/mochila/sacola. No caso, se Pacífica tiver sua bolsa com relíquias roubada, basta ela conseguir retirar o pombo de metal da bolsa e ningém conseguirá ver algo além de uma bolsa vazia. Outras tentativas de reformular a personagem aconteceram. Uma, em função de novo figurino, que não vingou; outra, em função de traço, que abriu portas para um traço mais agradável. As imagens abaixo foram concebidas entre janeiro e julho de 2010.
Pacífica: uma proposta mais "dark" e um retorno às origens eclesiásticas (ao centro, a mais recente das três).
Como visto acima, o casaco da imagem que se consolidou estiliza uma bata eclesiástica. Assim, percebi que deveria retornar ainda mais às origens da personagem para conceituá-la visualmente. Verde, agora, só na bolsa, pois os tons de cinza agora pertencem ao uniforme da heroína. Um aperitivo pode ser visto abaixo, e já tem um pequeno detalhe exposto na imagem, datada de agosto de 2010. Outros easter eggs serão vistos quando o pôster desta última reformulação estiver pronto.
Pacífica/Teresa Lupe: Unindo o "dark" com o eclesiástico. A "Irmã" Ressurge.
É chegado o momento da escalação da atriz para interpretar nossa simpática e amável heroína devota ao Senhor, que tem entre 25-30 anos. Existe uma atriz e diretora paulistana que está se destacando nos palcos do Brasil. Seu nome é Erika Coracini, de 31 anos, uma revelação da dramaturgia brasileira. De uma beleza simples, seus olhos são cativantes e assim como exprimem inocência, também conseguem emular a desconfiança. Tendo interesse de saber mais sobre esta artista notável, clique AQUI e se informe mais. Até que alguém me prove o contrário, Teresa Lupe/Pacífica seria um desafio e tanto para Erika Coracini, e sei que ela tiraria de letra. Além da possibilidade de interpretar outra personagem...
Erika Coracini, 31 anos, paulista
Gostou? Divulgue. Comente. Obrigado pela visita e volte sempre!

Imagem:
1) por , em 12/06/2010;
2) por Vitor Hugo Mota, em 27, 28 & 29/05/2005;
3) por Vitor Hugo Mota, em 16, 28 & 29/05 e 21/11/2005;
4) por Vitor Hugo Mota, em 17/03/2006;
5) por Vitor Hugo Mota, em  2006 & 14/01/2007;
6) por Vitor Hugo Mota, em 25/01/2008;
7) por Vitor Hugo Mota, em 25/08/2008;
8) por Vitor Hugo Mota, em 27/08/2008;
9) por Vitor Hugo Mota, em 20/04/2009;
10) por Vitor Hugo Mota, em 19/01, 03/04 & 30/07/2010;
11) por Vitor Hugo Mota, em 10/08/2010;
12) Fonte: Brasilianas, em 11/12/2010;

3 comentários:

  1. Vou começar pela atriz: NEM A PAU Juvenal... com certeza essa atriz seria perfeita pra outra personagem... mas perfeito ao extremo... é uma a fuça da outra!!! hauahuahuah

    Quanto à Pacífica, se bem me lembro, ela é uma das personagens que resulta em piadas tão boas quanto o Oculto...

    ... e concordo em número, gênero, grau, faixa etária e qualquer outra coisa que ver o rosto da Ariana era sempre muito bom, ok, parei!!! :-P

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber depois pra quem você indicaria a atriz, por que acredito que ela merguharia bem na densidade da personagem, que é complicada justamente por ser uma pessoa boa. E interpretar mocinhas heroínas de maneira convincente é difícil pra burro.

    ResponderExcluir
  3. Minha primeira opção para interpretar a Teresa Lupe/Pacífica era a Paloma Duarte. Por mais que ela já tenha seus 35 anos, a mulher tem uma cara de eterna menina. Seu tipo de sorriso (com todos os dentes e os olhos franzidos lembra o sorriso da Ariana. O porém, para ela ter ficado fora da primeira seleção, é que ela é muito atlética para ser a Pacífica. A personagem é uma mulher normal, de físico comum, sem extrema gastronomia visual. A Paloma Duarte é um sex simbol (ainda é. Coloca ela na Globo de volta pra ver se não vão babar a mulher...). Além de ser uma excelente atriz, de espírito feliz e jovem. Vide foto: http://www.google.com/imgres?hl=pt-PT&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&tbm=isch&tbnid=DfF69IqOpz1btM:&imgrefurl=http://cronicasdesaias.blogspot.com/2009/02/paloma-eu.html&docid=8AmGJz111wGdWM&imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_JpEe9siQ3V8/SZXOOv6SEcI/AAAAAAAAAuE/qkhn8TYH8dA/s400/PD%252B-%252Bpost%252Bblog%252B-%252B23fev2008.jpg&w=309&h=400&ei=ZYwlULTRCujf0gHU3ICYDg&zoom=1&biw=1280&bih=697

    Mas depois que vi que o físico da Ariana combina com a Erika Coracini, que a atriz representa a Teresa muito bem fisicamente, que se trata de uma artista em um processo de ascensão dramatúrgica notável, atendia bem o que eu estava procurando nesta proposta de escalação.

    ResponderExcluir