terça-feira, 12 de junho de 2012

Os Vingadores - A Iniciativa Final (É Ruim, hein?)


Depois de mais de um mês da estréia do mais aguardado filme de super-heróis do mundo, finalmente tenho um veículo onde posso mostrar minha análise dele. Tentando ser o mais sucinto possível, começarei dizendo que "Os Vingadores" é um filme que, por conta do roteiro fraco, tomou um caminho muito estranho para se justificar. Ao invés de se ajustar o roteiro, eles mudaram a classificação do filme. De filme de Aventura/Ação, virou uma Comédia de Ação. Tem muita graça desnecessária. Um filme realmente bobo com orçamento exorbitante para fazer cenas de videogame. E longo. Que filme infinito. Uma vez eu ouvi que "o que é bom dura pouco e o que é ruim não acaba nunca". Tá aí um exemplo.

Ele é extremamente superestimado e as pessoas têm medo de dizer que não gostaram. Dizem que cinema é a maior diversão. Mas a minha diversão é diferente da sua, da dele ou de qualquer outro.

Em relação aos personagens. Vamos analisar os heróis de boa parte do filme:

Viúva Negra
Só está no filme mesmo para ser um alívio de retina. A Scarlett Johansson não está nem de longe usando suas habilidades dramáticas na composição da personagem. Sua encenação para extrair o plano de Loki é fraquíssima, nem eu acreditei. Mas, bem ou mal, é uma personagem válida no que diz respeito a confrontar o inimigo com seriedade. Ela se agarrou a tudo o que podia nessa participação. Quem garante que ela voltará no próximo (que, infelizmente, vai ter)?

Capitão América
Por mais que eu odeie o avatar do imperialismo, tenho de dizer que ele é o personagem mais coerente no meio desta babaquice toda que é "Os Vingadores". Foi o único que combateu o inimigo reconhecendo o perigo que ele representava ao planeta, sem piadas, sem gracinhas. Eu concordei com minha namorada quando ela sentiu mais afinidade pelo bandeiroso do que por qualquer outro engraçaralho do filme. O único que levou a missão a sério foi o Steve Rogers. Só achei que ele poderia ter liderado mais. Seria um motivo para eles aumentarem ainda mais esse filme sem fim. E olha que pra eles "Time is money! Oh yeah..."

Hulk
Não desgostei do Bruce Banner interpretado pelo Mark Rufallo. Acho até que ele passou bem a fragilidade inerente ao cientista. Não é um idiota como o Eric Bana nem um descolado como o Edward Norton. Dentre os três, é o mais acertado. Agora, o seu Hulk foi excelente. Porradeiro, violento, prático, destrutivo. Sua cena com o Loki é a melhor cena do filme todo. Só a sua piada corporal com o Thor ao derrubar o Leviatã Chitauri é que manchou sua performance. Desnecessário. O Verdão agradece pelas verdinhas que você, espectador que gostou dessa ceninha, colocou nos cofres da Marvel Studio e Disney.

Thor
Deixou muito a desejar. Estava mais preocupado em ficar bonitão na tela do que ser um Deus onipotente. Cadê a capa? Cadê o elmo, que era tão maneiro? Uma dica: isso se usa na batalha, loirinha! Se você vai pra guerrear, venha na moral! Malandro, você é o Deus do Trovão, sucessor do trono de Asgard, filho de Odin... e faz piadinhas de sitcom? Tudo bem que seu filme foi praticamente um, mas você tinha como liderar essa equipe numa volta por cima digna de tornar aquele filme uma manchinha nas suas adaptações. Pega teu Martelinho de Ouro que vale mais do que dinheiro e vai "bambiar" na ponte arco-íris, do Heimdall!

Homem de Ferro
É o Seinfeld dessa produção. Sempre com tiradas, difícil de se levar a sério. No primeiro filme, era totalmente coerente você tirar sarro das coisas. No segundo filme, até a metade do filme é aceitável. Mas n"Os Vingadores", você diminui a importância da equipe, sendo um piadista. E digo mais: dizem que o Robert Downey Jr é bom ator. Eu também achava, até perceber que esse rapaz só sabe fazer o mesmo tipo de personagem: o excêntrico egoísta e oportunista, muitas vezes covarde. Tony Stark, Sherlock Holmes... Parece muito com o Johnny Depp, que sempre faz o tipo afetado e esquisito. Raros são os filmes em que não exerce essa função. Mas vocês, que gostam dos filmes "massa véio", contribuem para que o Tony Stark encha a bufa do Sr. Downey Jr de dinheiro.

Gavião Arqueiro e Nick Fury não são praticamente nada no filme. Então, nem os menciono. Agora, a morte do Agente Coulson foi sentida. Ele era a representação do fã nas telonas. Sentirei falta do Phil.

Considerações finais:
1) Marketing: se metade do dinheiro investido no marketing deste filme fosse atribuído a pesquisas contra doenças ou combate à miséria no mundo, 2012 seria um último ano da humanidade mais feliz pra milhões de pessoas. Mas como o foco era fazer um filme desses, devo dizer que foi bem executado e conquista o ponto da categoria;

2) Enredo: não dá para avaliar. Não consegui enxergar nenhum. Então, é melhor não dar ponto nenhum. Toma um saquinho de alfafa;

3) Desenvolvimento: lento. Muito lento e extenso. O que vale é que no final temos um gancho para o que pode ser a salvação da franquia. Vamos à teoria: vimos que o bastão de Loki é dado pelo representante Chitauri, que enfatiza que cederá seu exército para que Loki conquiste a Terra. O bastão possui a Jóia do Infinito da Mente (Azul, e que consegue dominar a mente de quem é tocado por sua energia). Existem outras 6: Espaço, Realidade, Alma, Ego, Tempo e Poder. Estas Jóias, cada uma com uma cor específica, estão cravadas na Manopla do Infinito, arma suprema de Thanos de Titã, que faz uma participação no primeiro Pós-Créditos. Loki se deixa levar sem luta para Asgard após sua derrota na Terra. Então, o que deve acontecer: na vida real, a "Máfia" te dá a ferramenta que você pede para alcançar seu objetivo. Conseguindo conquistar ou não, a "Máfia" deve ser paga. Pelo jeito, Loki pediu a ajuda de "Don Thanos", que cedeu o exército Chitauri e a Jóia do Infinito da Mente. Em troca, Loki deve recuperar a Manopla do Infinito, que está no hall de relíquias do palácio de Odin (a Manopla pode ser vista de relance no filme do Thor). Tendo perdido a batalha pela Terra, Loki deve pagar Thanos, aceitando "de bom grado" voltar à Asgard e tomar a Manopla para seu "investidor". Se o segundo filme mesclar Asgard e a Terra, misturando magia e tecnologia, será legal. E, pensando nisso, dou o ponto desta categoria;

4) Elenco: tem bons atores, com bastante expressão, mas acaba havendo uma briga de egos ali. Não sei se alguém percebeu, mas o Downey Jr ficava inquieto junto com os outros atores, achando que eles roubariam seu brilho na produção. O próprio Samuel L. Jackson parecia tranquilo, se garante nisso tudo. Isso é culpa da direção. "Os Vingadores" seriam melhor equipe se fossem um elenco mais integrado. Mas, ainda assim, darei o ponto desta categoria;

5) Produção: não há o que discutir, o filme foi muito bem produzido. Só o figurino deixou a desejar um pouco (Capitão América e Thor que o digam). Achei que, pro que o filme se propôs a fazer, Joss Whedon dirigiu direitinho. Não é uma coisa que se diga "Nossa, que bela direção" - tanto não é, que foi citado no item acima - mas dá conta do recado. Só não pode achar que o Whedon é o novo Nolan, por que está muito aquém. Efeitos especiais legais, um Hulk convincente, que pela primeira vez parece com o ator que o interpreta e com o herói monstro (e não galãzinho, como nos filmes anteriores). A música é boa também. O dinheiro, realmente, teve pra onde ir (exceto pro roteiro, né, mas deixa pra lá...). O ponto da categoria foi conquistado.

Por mais que eu tenha desgostado do filme (para não dizer ODIADO), ele conseguiu 80% dos pontos possíveis na minha classificação: 4 dólares e 1 saquinho de alfafa.

Agora, pode me execrar o quanto for. Eu não me junto à massa por insistência. Se vocês gostaram, azar o de vocês. Se eu não gostei, azar o meu (que perdi dinheiro). Eu queria ter gostado do filme. Afinal, eu sou um fã da Marvel desde moleque. Mas meu bom senso não está à venda. Recomendo a leitura deste link: http://www.joio.com.br/content/2012/05/o-filme-dos-vingadores-e-o-tamanho-do-seu-p%C3%AAnis
 E se você simpatiza com isso, não se sinta sozinho. Vai no twitter e manda um #saiadamanada. Não siga um bando que caminha para o abatedouro.

2 comentários: