segunda-feira, 11 de junho de 2012

Estrutura Forte

Recentemente fui sondado para ilustrar um livro de RPG sobre grandes felinos humanóides num cenário que mistura o medieval e romano, digamos assim. Sem saber ao certo que se tratava de adaptar fielmente um personagem já existente, com conceitos bem fixados em relação à anatomia, fiz uma criação bem particular, respeitando as estruturas do corpo de um grande felino como um humanóide. A pessoa que me solicitou uma amostra do meu trabalho pediu para que eu fizesse um com roupa de Gladiador. Abaixo, a imagem do resultado:
Pois bem. Após analisada a imagem, o solicitante afirmou que a arte tem uma qualidade que não se questiona, mas que não atendia a necessidade da cliente que ele, digamos, agenciava. Foi quando ele me disse que era para respeitar a estrutura anatômica da obra pré-existente a ser adaptada. Disse também que o meu traço é muito cartunesco, "Disney", e que se eu quisesse participar do projeto, que eu tentasse tornar meu traço mais realista. Entendo as necesidades do projeto, mas também entendo de um trabalho honesto, comigo e com o cliente. Não adianta eu me comprometer a fazer um traço diferente do meu, onde não fico nem um pouco confortável, e demorar na entrega das ilustrações. Prefiro, então, ser fiel ao meu estilo e torcer para que o camarada encontre alguém que atenda suas expectativas. De coração.

Mas o interessante é que esta imagem me motivou a conduzir um projeto, mais pra frente, amalgamando duas obras sobre "Família" e "Legado" totalmente diferentes entre si: uma que parece ter como cor primária o vermelho e outra que nem parece ter esse canal no seu corte final.

Ao me arriscar em não assumir um compromisso que não executaria feliz acabei concebendo algo muito mais pertinente para o meu dom. Corra esse risco. Não se corrompa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário