sexta-feira, 8 de junho de 2012

A Máscara da Castidade

Estive pensando, num dos meus momentos livres, em relação às Amazonas da franquia da Bandai "Saint Seiya" (Cavaleiros do Zodíado). Para começar, temos de considerar que:

1) Saint Seiya pode ser considerado, em tradução livre, "Santos de Bronze" (bastante justo, tendo em vista que eles defendem um Deus, que é a função de um Santo, de fato) ou, ainda, "Guerreiros de Bronze" (a referência é feita sobre a "patente" inicial dos personagens seguidos nesta jornada). Mas ainda pode ser visto como uma menção ao próprio protagonista, o japonês Seiya de Pegasus, tendo a série levado seu nome ("Seinfeld", "Dexter", "MacGyver",...), e não o nome da equipe ("The Simpsons", "The A Team", "Carga Pesada - As aventuras de Pedro & Bino numa forçação de barra violenta");

2) Sendo eles "Santos" devotos, entregam sua vida totalmente à devoção ao seu Deus, abrindo mão de seus prazeres mundanos, como sexo, dinheiro, provocações levianas. Logo, os "santos" devem ser celibatários. Isso inclui as "Santas", no caso da análise, as Amazonas. Se optar por quebrar estes votos cardinais, o (a) indivíduo (a) deve abrir mão de sua devoção e voltar à vida ordinária de uma criatura vivente qualquer, podendo se entregar aos prazeres da vida. Porém, não há regras sobre Deus ficar casto. Veja aí o caso de Jeová e a Dona Maria...;

 3) Os devotos de Deus em níveis extremamente mais engajados precisam expressar mais ainda isto, utilizando vestimentas específicas. As armaduras dos Cavaleiros e das Amazonas são como batinas e hábitos, respectivamente. A máscara das Amazonas, visualmente, são o chapéu da freira, que não revela seus cabelos e parte de sua possível beleza. O foco dos Cavaleiros não pode ser abalado, então tampa a cara, filha! Mas o engraçado é que o resto do corpo (sempre curvilíneo) da Amazona fica exposto! Só falta elas queimarem seu Cosmo em faixas de neón com as palavras "Girls! Girls! Girls!" na frente de uma chácara e o Aioria estar de óculos escuros na frente do portão (será que a piada é boa?). São basicamente as Odaliscas do Pica-Pau: quando vê a cara, já pode ser tarde demais. Mas combinemos algo entre nós: nunca é um arrependimento. As mulheres de "Saint Seiya" não sairam do programa do Chico Anísio na década de 80 (que só tinha mulher ruim), só tem guerreira gata!

4) Tendo em vista os tópicos anteriores, eu finalmente chego ao ponto do título da postagem. A única coisa que resta a uma mulher boazuda e temente a seu Deus é a sua castidade. Mantenha-se pura e seu Deus se mantém contigo, tipo Paladino mesmo, que perde tudo de sua Divindade caso se entregue a um prazer que não seja servi-la. As Amazonas de "Saint Seiya" obedecem uma regra: nunca devem tirar suas máscaras enquanto servir sua Divindade. Caso uma pessoa veja seu rosto (ou seja, desvele-a), a Amazona deve amá-la (casar-se) ou matá-la (R.I.P.). A alusão é clara: a máscara é o hímen da Amazona! Furou, ferrou! Vai casar com o sem-vergonha que a violou ou vai ter de matá-lo para manter a sua honra.

Onde eu quero chegar com isso? Em dois pontos. O primeiro é que ideologia retrógrada e execução vanguardista não podem coexistir em paz uma com a outra. Tem de haver um meio termo: no trabalho, na família, nas amizades, na vida. Do contrário, sempre será ame ou morra. E o segundo ponto é que não é possível que ninguém veja o RISCO disto, e pode ser bom, mas também pode ser ruim, partindo do pressuposto que você é solteiro (a):

- Uma pessoa te interessa de alguma forma e parece ter ideologia diferente da sua, sendo uma rejeição muito provável: nunca podemos dizer o que a pessoa vai te dizer, pois ela não te deu a opinião sobre aquilo. Você pode se surpreender. Acredite;

- Você nunca deu bola para determinada pessoa por que não vê nada de interessante nela: se você nunca deu bola pra pessoa, você, certamente, nunca prestou atenção nela e pode se surpreender com os valores que podem ser agregados a ti nesta relação;

- Aquela pessoa que você se amarra corresponde de forma positiva a todas as suas investidas, mas você não pode dar a esta pessoa o que ela quer (sentimento): o prazer de uma hora pode gerar sofrimento - seu e da pessoa - de uma eternidade. Não desmereça ou seja vago com o sentimento alheio. Não há dor maior que a vingança de um coração partido.

Assuma o Risco. Pense nas Possibilidades. Desfrute os Resultados.

OBS: todas as imagens (exceto o Seiya de Pégaso entre imagens de séries) não foram ilustradas por mim.

2 comentários:

  1. O último trecho me fez pensa, quando você fala da "ideologia diferente da sua" que hoje eu assumi um risco a namorar - e agora noivar - com alguém que tem, pelo menos o gosto musical, diferente do meu. Bom texto, boa reflexão! Tá começando bem com o blog.

    ResponderExcluir
  2. Senti falta de mais ilustrações autorais, mas ta massa, ta maneiro.

    ResponderExcluir