quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Há 50 Anos... #002


FELIZ DIA DO DENTISTA! Sim, você que vai sofrer na cadeira deste torturador credenciado no dia de hoje dê seus parabéns a ele que talvez haja algum carinho neste ato sádico! Diga para ele também dar parabéns para as abelhas, que produzem mel e dão cárie - justificando seu emprego -, pois hoje também é o Dia das Abelhas, um direito conquistado em plenário pelos representantes dos apicultores! E, finalizando, hoje é Dia do Petróleo Nacional! QUando estiver no posto de gasolina, abrace uma bomba de abastecimento! Ela merece! Agora, se VOCÊ não é um petróleo nacional, hoje NÃO é seu dia! Mas vamos ao assunto, pois no dia 3 de outubro...
Nos Quadrinhos!
3 de Outubro de 1962, uma galera da pesada resolveu aprontar altas confusões que fariam os Deuses ficarem muito loucos! em Journey into Mystery # 85, Loki, Baldur, Sif, Odin e o Reino Além do Arci-Íris - Asgard - foram apresentados nesta aventura do Deus do Trovão, Thor! Nesta história eu percebi que Loki é o paraninfo dos advogados! Ele estava preso numa árvore por determinação de Odin e só seria libertado se alguém derramasse uma lágrima pelo sacripantas! Depois de tomar controle parcial da árvore que lhe aprisiona, Loki faz com que uma folha caia dela quando Heimdall está dando um passeio por lá. A folha cai no olho do deus que guarda os portões de Bifrost, fazendo-o derramar uma lágrima. Badda Bing, Badda Bang, Badda Loki Livre! O cara manipulou a regra do Odin e se safou sem quebrar nenhuma cláusula! Parabéns, Loki!
"Journey into Mistery #85": Nunca antes o Poderoso Thor encarou uma ameaça tão perigosa quanto Loki, o Deus da Trapaça!
Mas como anda a relação de Thor com os leitores? Tirando o fato de que a sua série atual será cancelada este mês nos EUA e substituída por "Thor: God of Thunder" em Novembro, o Filho de Odin - que já assumiu o trono de seu Pai durante um bom tempo como soberano de Asgard tendo Lady Sif como sua companheira (melhor que Jane Foster e Encantor) - terá uma pegada "Smallville" através dos milênios: do jovem Thor na Era dos Vikings - que adora vir a Midgard para arrumar confusão -, ao Deus do Trovão do presente, que integra os Vingadores; ao Rei Thor, velho e no futuro - quando algo deu muito, muito errado. Um único vilão ligará essas três eras, um assassino serial de deuses. Bebendo na fonte de "Conan", né, Filho de Odin?
"Thor: God of Thunder", o Smallville com um pouco de Conan!
No Cinema!
Há 50 Anos, foi lançado o filme "Cabo do Medo" original, com Gregory Peck e Robert Mitchum. No Brasil, o filme se chamou "Círculo do Medo" e trazia a história de um advogado que, deliberadamente, deixa seu cliente - um estuprador e assassino - ser condenado há prisão. Quatorze anos depois, o prisioneiro anseia por vingança e, autodidata em direito na prisão, usa as brechas na lei para tornar a vida de seu advogado um inferno. Interessante notar que o Robert Mitchum, como Max Cady, se vestia como um gondoleiro de Veneza!
"Cape Fear", de J. Lee Thompson (1962) - A Vingança é o Troco da Justiça
Mas é quando, quase 30 anos depois, em 1991, o mestre Martin Scorcese decide homenagear a obra de J. Lee Thompson. Com muitos takes conduzidos com a mesma intensidade do original dos anos 60, "Cabo do Medo" traz Nick Nolte como Sam Bowden, o advogado que entregou Max Cady (Robert De Niro) às mãos da justiça e que sofrerá com a vingança metódica e aflitiva do maníaco. Lembra-se de quando disse que o De Niro pagou U$10 mil para estragarem os dentes dele e U$20 mil depois das filmagens para arrumar tudo? Foi aqui. É um filme que recomendo para quem gosta de um thriller psicológico bem conduzido. Se antes Max Cady se vestia como um condutor de balsa de Veneza, agora ele se veste como o taxista Agostinho Carrara!
"Cape Fear", de Martin Scorcese (1991) - "Counselor! Come out, come out wherever you are!"
Na TV!
Estreou no dia 2 de Outubro de 1962, na rede americana ABC, a série de guerra "COMBAT!", que era centrada no segundo pelotão da Companhia King, comandada pelo novato Tenente Hanley (Rick Jason) e pelo Sargento Saunders (Vic Morrow). Com o decorrer das temporadas, o Sargento Saunders vai se tornando um líder duríssimo, exigindo o melhor de todos, conduzindo os soldados como homens e não como um soldado profissional. Teve 5 temporadas, 152 episódios, terminando em 29 de agosto de 1967 e contou com participações especiais de Charles Bronson, James Caan, Beau Bridges, Telly Savalas, Leonard Nimoy, Robert Duvall e Dennis Hopper.
"Combat!" estreou em outubro de 1962 - PORRADA!
Com a qualidade HBO de produção e com investimento de Tom Hanks e Steven Spielberg, "Band of Brothers" foi uma minissérie que avassalou espectadores com sua narrativa realista e emotiva - sem frescura - de eventos decorridos com o pelotão de soldados americanos chamado "Easy Company" (que teve, inclusive, história em quadrinhos lançados sob o título "Sargento Rock e a Companhia Moleza". Sim, eu sei, escroto o nome, mas tem a ver com o modo como os soldados TINHAM de encarar a situação, comos e fosse trivial, uma moleza) durante a segunda guerra mundial. Se eu tiver de falar de toda a obra de arte que foi esta minissérie, me estenderei demais e ficará um pouco enfadonho para quem não quer ler muito: acompanhamos os negros na guerra, os judeus na guerra, os homossexuais (sim, eu vi lá) na guerra. O legal é que, no fim dos episódios, você vê o cara velho que realmente esteve lá na guerra sendo o fio condutor do episódio. Ficam os dados técnicos: 10 episódios, uma temporada (de 2001), tendo cada episódio um diretor diferente e Tom Hanks dirigiu o oitavo.
"Band of Brothers", de 2001 - Una Tom Hanks, Steven Spielberg e entrevistas com sobreviventes da 2ª Guerra. Obra Prima.

Gostou? Comente Aqui. Divulgue Lá. Obrigado pela visita e volte sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário